Projetos e Estudos de Conservação

Projeto LIFE LINES

O Projeto LIFE LINES - Rede de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas é um projeto com cofinanciamento comunitário, coordenado pela Universidade de Évora, em Parceria com a Infraestruturas de Portugal, as Câmaras Municipais de Évora e Montemor-o-Novo, as ONG Marca e Quercus, e as Universidades de Aveiro e do Porto. Decorre na região do Alentejo Central e tem como objetivos ensaiar, avaliar e disseminar medidas para minimizar os efeitos negativos das infraestruturas lineares na fauna e, simultaneamente, promover a criação, ao longo das mesmas, de uma Infraestrutura Verde de suporte à conservação da biodiversidade, fornecendo habitats propícios para abrigo, alimentação e deslocação dos animais.

  • Outdoor do Projeto na EN4
    Outdoor do Projeto na EN4
  • Barreiras para elevar o voo das corujas
    Barreiras para elevar o voo das corujas
  • Sinal rodoviário de aviso de possibilidade de presença de anfíbios na via
    Sinal rodoviário de aviso de possibilidade de presença de anfíbios na via
  • Barreiras para encaminhamento dos anfíbios para as passagens hidráulicas
    Barreiras para encaminhamento dos anfíbios para as passagens hidráulicas
  • Controlo de vegetação invasora
    Controlo de vegetação invasora
  • Voluntariado ambiental
    Voluntariado ambiental
  • Voluntariado ambiental
    Voluntariado ambiental
  • Voluntariado ambiental
    Voluntariado ambiental

Este projeto teve início em agosto de 2015 e tem um período de 5 anos, tendo recentemente sido aprovado o seu prolongamento até maio de 2021. Ao abrigo do Projeto foram implementadas diversas medidas e soluções para alcançar os objetivos pretendidos. Estas medidas estão agora a ser monitorizadas em termos da sua eficácia, visando a otimização da relação custo-benefício das mesmas e a sua futura utilização na promoção da sustentabilidade ambiental da empresa.

As principais ações do Projeto, pelas quais a IP é responsável, são:

  • Compilação, estruturação e operacionalização de uma base de dados de atropelamentos de animais nacional;

  • Desenvolvimento de uma aplicação móvel para registo de animais atropelados, gratuita e disponível no google play;

  • Colocação de passadiços para fauna em passagens hidráulicas para permitir que os animais atravessem a via em segurança;

  • Melhoramento de vedações para impedir entrada de animais nas vias;

  • Colocação de redes em taludes para impedir a sua colonização por coelhos, com o objetivo de evitar o seu atropelamento, bem como o dos carnívoros que os predam;

  • Encaminhamento de anfíbios para passagens hidráulicas sob a via, através de barreiras específicas;

  • Instalação de barreiras para elevar o voo de corujas, evitando o seu atropelamento;

  • Instalação de refletores específicos que refletem as luzes dos veículos para o exterior da via, alertando atempadamente as aves noturnas;

  • Criação de um novo sinal rodoviário específico para anfíbios;

  • Controlo de espécies de flora invasora nos taludes das estradas;

  • Criação de microrreservas em áreas sobrantes;

  • Monitorização da mortalidade da fauna na área do projeto;

  • Ações de voluntariado em prol da conservação da natureza, com os colaboradores da IP e respetivas famílias.

  • Carnívoros a utilizarem Passagens hidráulicas com passadiços para fauna
  • Carnívoros a utilizarem Passagens hidráulicas com passadiços para fauna
Terceiro Conteudo

O Projeto LIFE LINES tem sido amplamente divulgado nos media graças às medidas inovadoras que têm sido implementadas. Apresenta-se seguidamente alguns links de filmes e reportagens:

Quer saber mais sobre o projeto?

Fotografia: Outdoor do Projeto na EN4 | @Luís Guilherme Sousa 2019

Projeto LIFE IBERLINCE

A Infraestruturas de Portugal tornou-se beneficiário associado do Projeto LIFE+IBERLINCE - Recuperación de la distribución histórica del lince iberico (Lynx pardinus) en España y Portugal (2011-2018) em 28 de junho de 2016.

Este projeto permitiu a continuidade dos processos de recuperação e reintrodução da espécie na natureza, iniciados em projetos LIFE anteriores, e visou particularmente a recuperação da sua distribuição histórica, a qual passa pela coexistência harmoniosa com as atividades humanas, de modo a que este felino selvagem deixe de ser um dos mais ameaçados do mundo.

No âmbito do Projeto, a IP esteve envolvida nas ações de desfragmentação do habitat em estradas pavimentadas e no programa de avaliação dos resultados das ações desenvolvidas. As medidas implementadas pela IP têm como objetivo diminuir a mortalidade dos linces por atropelamento e aumentar a conetividade entre os territórios separados pelas vias.

A primeira fase de reintrodução do lince-ibérico localizou-se no Parque Natural do Vale do Guadiana, na zona de Mértola, pelo que as atividades promovidas pela IP se desenvolveram essencialmente nas estradas que atravessam este território. Assim, atuou-se nas seguintes estradas: ER265, EN122, IP2, ER123 e ER267, numa extensão total de cerca de 200 km.

Os trabalhos desenvolvidos contemplaram a ceifa da vegetação das bermas para aumentar a visibilidade dos condutores e afastar os animais da via, a instalação de sinalização de perigo específica para o lince-ibérico (um sinal inovador criado em colaboração com a IP e que foi recentemente homologado), sinais de limite de velocidade (70 km/h) e bandas cromáticas redutoras de velocidade. Foram também adaptadas 4 Passagens Hidráulicas com passadiços secos para oferecer aos animais, alternativas de atravessamento em segurança.  

O Projeto terminou em 2018 com uma taxa de sucesso elevada, e o Vale do Guadiana tornou-se uma das áreas de reintrodução com maior sucesso a nível ibérico (ICNF, 2019 - Nota de Imprensa). Entre 2015 e 2018 foram libertados 37 animais que estabeleceram territórios no Vale do Guadiana e identificaram-se 36 crias nascidas na natureza.

No entanto, o risco de atropelamento continua a ser uma ameaça para a espécie, pelo que a IP reforçou recentemente as medidas aplicadas, tendo outras previstas para breve. Assim, no início de 2019 foi instalado um sistema para controlo de velocidade na EN122 (no troço onde foram atropelados três linces entre 2018 e 2019), e em 2020 foram instalados painéis de limitação de velocidade na ER267, a pedido do ICNF (por ter sido registada a passagem de linces no local).

Após a conclusão do Projeto, Portugal e Espanha uniram-se mais uma vez para submeter ao Programa LIFE da União Europeia, um novo Projeto – Projeto LynxConnect - que permitirá consolidar e prosseguir os objetivos da reintrodução e da presença do lince, como espécie de topo e fator promotor de equilíbrio e valorização dos ecossistemas mediterrânicos. 

  • Sinal rodoviário relativo ao Lince-ibérico
  • Passagem Hidráulica com passadiço para fauna
  • Sinalização avisadora de perigo, específica do lince-ibérico
  • Painéis eletrónicos para controlo de velocidade na EN122
Projeto “Avaliar o impacto da mortalidade em populações de vertebrados em estradas do Alto Alentejo, e sua relação com o uso de passagens hidráulicas”

No âmbito de um protocolo entre a IP e a Universidade de Évora para «Avaliar o impacto da mortalidade em populações de vertebrados em estradas do Alto Alentejo, e sua relação com o uso de passagens hidráulicas», foi elaborado um estudo que avaliou a utilização de passagens hidráulicas pelos vertebrados, o impacto da mortalidade nas suas populações e a sua relação com o uso das passagens, e a importância das características da paisagem e das estradas na mortalidade.

Veja aqui o Relatório Final: