IP, WAZE e ICNF juntos na segurança dos condutores e na preservação do Lince-Ibérico

Ambiente e Sustentabilidade
Geral
Rodovia
  • IP, WAZE e ICNF juntos pela preservação do Lince-Ibérico: fotografia 1
  • IP, WAZE e ICNF juntos pela preservação do Lince-Ibérico: fotografia 2
  • IP, WAZE e ICNF juntos pela preservação do Lince-Ibérico: fotografia 3
  • IP, WAZE e ICNF juntos pela preservação do Lince-Ibérico: fotografia 4
  • IP, WAZE e ICNF juntos pela preservação do Lince-Ibérico: fotografia 4

Em visita ao Centro de Controlo de Tráfego no passado dia 1de março, a IP contou com a presença dos responsáveis da WAZE internacional, para acompanhar os desenvolvimentos no âmbito do protocolo estabelecido e visualização em tempo real do novo projeto relacionado com a preservação do lince-ibérico.

A Infraestruturas de Portugal (IP) recebeu no dia 1 de março, no Centro de Controlo de Tráfego, uma comitiva de membros do Staff do Waze composta por Fej Shmuelevitz, Vice-Presidente da Comunidade & Operações, Hezi Cohen (Community Manager), Noam Reshef (Partnerships Community Manager), Alban Maurel (Strategic Partnerships Manager), bem como pelos editores portugueses que habitualmente colaboram com a Empresa.

Esteve também presente nesta reunião João Alves, em representação Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

 A IP em parceria com o ICFN e WAZE está a desenvolver um projeto de deteção da proximidade dos linces-ibéricos junto de várias estradas nacionais e de alerta aos utilizadores da aplicação móvel Waze, o qual permitirá a implementação de um novo sistema de monitorização espacial da população de linces-ibéricos em Portugal, sofisticado e rigoroso, com dados transmitidos em tempo real. 
 
O sistema está a ser testado no Alentejo e no Algarve, mais especificamente nas Estradas Nacionais 122, 123 e Itinerário Complementar 27, sendo que os alertas já são acionados assim que os animais entram nas áreas de território, com duzentos metros de largura, adjacentes às vias, para ambos os lados da faixa de rodagem. 
 
O ICNF, responsável pelo seguimento e monitorização da população de lince-ibérico em Portugal, ao disponibilizar à IP o posicionamento geográfico de um conjunto de linces, permitiu, assim, à comunidade WAZE Portugal, os desenvolvimentos necessários para que os utilizadores da plataforma, sempre que se aproximem do território de dispersão desta espécie ou sempre que um animal tenha efetuado a travessia da via em que circula, recebam um alerta para reforçar a atenção, reduzindo o risco de atropelamento e, com isso, potenciar a segurança de todos.
 
O processo de comunicação utiliza um dispositivo que assenta em tecnologia de rede LoRa: de rádio frequência para comunicação a longa distância, com consumo mínimo de energia. É a interligação com sensores presentes nas coleiras de seguimento dos felinos que permitem a localização dos mesmos.

Tendo em conta que os atropelamentos são a principal causa de mortalidade não natural dos linces-ibéricos e que estas ocorrências também podem constituir perigo para os condutores, é expectável que esta tecnologia possa ter um papel determinante na redução destes acidentes. Esta iniciativa integra o projeto ibérico Life LYNXCONNECT, do qual a IP e o ICNF são parceiros, tendo como objetivo o aumento da população de lince-ibérico e o reforço da conectividade entre as subpopulações de Portugal e Espanha".

Resultado da parceria entre a IP e o WAZE, o Portal Waze tem tido um desenvolvimento muito substancial no nosso país e cada vez mais adaptado às necessidades dos utilizadores, sempre com o objetivo final de atuar mais rápido e salvar vidas.

Saber mais sobre o Lynxconnect

Projetos e Estudos de Conservação da Biodiversidade na IP


Notícias relacionadas