A Inovação é uma aposta estratégica da Infraestruturas de Portugal. Em dois minutos conheça a Inovação na IP.
Sabia que a IP está a desenvolver soluções para aumentar a resiliência das infraestruturas às alterações climáticas?
Sabia que a Infraestruturas de Portugal está a desenvolver soluções inteligentes para as estradas? No futuro as estradas e os veículos vão comunicar entre si em tempo real.
Sabia que a IP desenvolve soluções inovadoras para a pesagem dinâmica de comboios?
Com essas soluções reduzimos o risco de acidentes, aumentando a segurança da infraestrutura ferroviária.
Sabia que a Infraestruturas de Portugal está a desenvolver modelos preditivos para a manutenção da ferrovia?
Os projetos In2Smart e In2Smart2 desenvolvidos pela IP com parceiros tecnológicos têm como objetivo a gestão inteligente de ativos ferroviários.
Estamos a construir o futuro da Mobilidade.
Sabia que a IP está a desenvolver soluções para a revolução digital da construção?
Conjuntamente com vários parceiros nacionais, a IP está a desenvolver ferramentas digitais para a gestão do ciclo de vida dos ativos, permitindo o controlo digital das fases de construção, exploração e manutenção.
Conheça o projeto mobilizador de inovação REV@CONSTRUCTION, financiado pelo Portugal 2020, que juntou 20 parceiros nacionais, num consórcio liderado pela Teixeira Duarte, em que a IP foi responsável por dois pilotos, no IC 5, em Vila Flor, e na Ponte Ferroviária de Xarrama, em Évora.
Estamos a construir o futuro da mobilidade.
Sabia que a IP está a contribuir para o desenvolvimento tecnológico da ferrovia?
Conjuntamente com vários parceiros europeus, a IP está a colaborar no desenvolvimento de novos materiais, assim como de soluções inovadoras de gestão inteligente de ativos ferroviários, com novos sistemas de previsão do comportamento destes, que contribuirão para aumentar a disponibilidade e fiabilidade do sistema ferroviário, melhorar o desempenho da infraestrutura e otimizar os custos do ciclo de vida dos ativos.
Conheça os projetos IN2TRACK, financiados pelo programa europeu Shift2Rail, em que a IP foi responsável pelo desenvolvimento e validação em Portugal de dois pilotos, localizados na Estação do Oriente, em Lisboa, e na Ponte das Várzeas na Linha da Beira Alta.
Estamos a construir o futuro da Mobilidade.