Sustentabilidade

Orientamos a nossa atividade para um futuro com mobilidade mais sustentável e estamos conscientes da responsabilidade da nossa Missão e do seu impacte na sociedade.

Queremos contribuir para o Pacto Ecológico Europeu, ou Green Deal, que preconiza uma nova estratégia de crescimento para os países da UE, assente na neutralidade carbónica, na utilização eficiente de recursos pela transição para uma economia circular e ainda por restaurar a biodiversidade e reduzir a poluição.

A gestão e operação da nossa vasta infraestrutura, constituem um desafio na sua compatibilização com os princípios de desenvolvimento sustentável e de proteção ambiental.

Neste contexto, procuramos definir a materialidade das temáticas que são relevantes à IP e dialogar com os nossos principais stakeholders para que possamos atender às suas expectativas, tendo sido nesse contexto que foi definida a nossa estratégia de Sustentabilidade, assente em 5 eixos: Transição Energética; Alterações Climáticas; Ambiente; Economia Circular; Responsabilidade Social.

Esta estratégia está ainda orientada para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas, em particular para os objetivos que são mais aplicáveis à missão e atividade da IP.

Quisemos firmar o nosso empenho nesta estratégia, assumindo diversos compromissos nacionais e internacionais que orientam o nosso foco e trazem uma responsabilidade acrescida na nossa missão perante os utentes da nossa infraestrutura e a comunidade em geral.

Estratégia Sustentabilidade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As Nações Unidas traçaram em 2015 metas para melhorar o mundo até 2030, traduzidas em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que abordam as dimensões económica, social e ambiental.

A Agenda 2030 resulta da cooperação de governos e cidadãos de todo o mundo, para criar um novo modelo global que acabe com a pobreza, que promova a prosperidade e o bem-estar de todos, protegendo o ambiente e combatendo as alterações climáticas.

A IP compromete-se com este desígnio e está empenhada no desenvolvimento de ações para os ODS em que somos mais influentes e relevantes.

Compromissos

A IP aderiu a vários movimentos e agrupamentos de entidades externas que lideram algumas das estratégias de preservação do planeta e de combate às alterações climáticas, formalizando os seus compromissos nestas matérias através de quatro iniciativas principais:

Compromissos 4

IP subscreve Carta dos Princípios do BCSD

Saber mais

compromissos 1

Programa Business Ambition for 1.5ºC, lançado pelo United Nations Global Compact

Saber mais

compromissos 2

Plano de Mobilidade Corporativa da Cidade de Lisboa, lançado pela Câmara Municipal de Lisboa e World Business Council for Sustainable Development

Saber mais

Lisboa Capital Verde Europeia

Lisboa Capital Verde Europeia 2020/Ação Climática Lisboa 2030, lançado pela Câmara Municipal de Lisboa

Saber mais

 

 

Relatórios de Sustentabilidade do Grupo IP

O Relatório de Sustentabilidade do Grupo IP 2023 foi preparado de acordo com as normas de reporte de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI Standards, versão 2021), dando, igualmente, cumprimento aos requisitos legais decorrentes das obrigações de divulgação de informações não financeiras e sobre diversidade, preconizadas no Decreto-Lei nº 89/2017, de 28 de julho.

O Relatório de Sustentabilidade contempla a abordagem estratégica do Grupo IP à sustentabilidade, o respetivo alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), o desempenho da atividade por dimensão ESG (Ambiente, Social e Governança) e os principais desafios e compromissos assumidos com um desenvolvimento sustentável do negócio da empresa e da sua cadeia de valor.

Este é o primeiro ano do Relatório de Sustentabilidade com este formato e composição. Mais do que um passo em frente nas métricas de avaliação de impacto, de mensuração de atividades, de transparência nos objetivos estabelecidos e obtidos, este Relatório de Sustentabilidade constitui uma demonstração do nosso compromisso estruturado e coletivo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, nesse contexto, constitui particularmente uma demonstração da consciência e responsabilidade coletiva de que, sem o contributo da IP, alguns dos objetivos de sustentabilidade ambiental do país serão difíceis de alcançar.