IP assina Copromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020

Compromissos 3

A cerimónia de assinatura do Compromisso "Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030" realizou-se no dia 29 de janeiro, às 11 horas, com a presença das 200 entidades públicas e privadas que assinaram o Compromisso, entre as quais a Infraestruturas de Portugal, representada pelo Presidente do Conselho de Administração, António Laranjo. Este evento foi presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

A 21 de junho de 2018 Lisboa foi distinguida com o galardão de Capital Verde Europeia 2020. A distinção, que resulta da avaliação de um conjunto de especialistas internacionais sobre 12 indicadores que visam avaliar a sustentabilidade na cidade, foi anunciada pelo Comissário Europeu do Ambiente. Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella.

Com este galardão foi proposto o desafio à cidade, às empresas, organizações, associações, instituições, públicas e privadas, para assumirem o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, com uma agenda ambiciosa para a próxima década denominada ESCOLHE EVOLUIR: 2030 medidas para 2030.  

A IP, ciente de que a prossecução e superação dos objetivos para a sustentabilidade é uma responsabilidade de todos nós, assume o Compromisso de implementação de nove medidas até 2030, nas áreas da Energia, Mobilidade e Economia Circular, entre as quais:


• Instalar iluminação LED em todos os edifícios (interior e exterior);
• Instalar equipamentos de produção de eletricidade a partir de energia solar, nos edifícios com exposição solar adequada e com disponibilidade de área de cobertura;
• Promover a utilização de veículos elétricos em frotas de veículos de uso privado e em frotas operacionais;
• Aumentar o número de carregadores nos parques de estacionamento das instalações da IP;
• Aumentar, até 2030, o envio de resíduos para reciclagem em 50%, face a 2020 (faseamento 5% por ano).

 
Mais informação em Lisboa Capital Europeia Verde 2020 | Escolhe evoluir.

 


  Voltar