Rede Telecomunicações

Rede de Alto Débito/Serviços de Fibra Ótica e de Telecomunicações Empresariais

Para o desenvolvimento, gestão, alojamento e exploração de soluções de infraestruturas de Redes de Telecomunicações e seu alojamento, de Sistemas e Tecnologias de Informação, bem como o exercício de quaisquer atividades complementares ou subsidiárias, a Infraestruturas de Portugal, SA. (IP) subconcessionou à IP Telecom-Serviços de Telecomunicações, S.A. (IP Telecom) - sociedade comercial anónima, totalmente detida pela IP – essas funções.

A IP Telecom

  • Gere uma infraestrutura de telecomunicações que integra os componentes de emissão (6861km de cabos de fibra ótica), transporte e receção de comunicações de dados, voz, imagem, e outros com eles relacionados

  • Faz a exploração do Canal Técnico Rodoviário (CTR) conforme a “Oferta de Referência de Acesso a Infraestruturas e Serviços de Canal Técnico Rodoviário da IP” (ORIP –CTR)

  • Gere três Datacenters (Lisboa, Porto e Viseu), ligados entre si e geridos de forma única e redundante, de forma a garantir elevadas performances de disponibilidade, segurança e fiabilidade intrínsecos às telecomunicações de suporte à exploração ferroviária

Terceiro Conteudo

A IP Telecom é assim um dos principais operadores de fibra ótica (backbone) a operar em Portugal, suportando também as comunicações críticas dos sistemas ferroviários, garantido altos níveis de disponibilidade e fiabilidade na qualidade de transmissão ótica, servido também a vários operadores de telecomunicações, nacionais e internacionais, mercado empresarial e administração pública.

Adicionalmente, toda esta infraestrutura é monitorizada pelo NSOC-Centro de gestão e supervisão das redes, segurança e sistemas, a operar em regime contínuo 24h por dia, 7 dias por semana.

Certificações

  • Operador licenciado pela ANACOM

  • Certificada ISO/IEC 27001 (Cloud Computing, Alojamento de Bastidores em Centro de Processamento de Dados (CPD) e Hosting)

  • Certificada ISO 9001:2015 em qualidade de gestão e segurança da informação, e da gestão de processos de TI de acordo com as melhores práticas do ITIL

  • Credenciada NATO Secret, EU Secret e Marca Nacional

Grandes Números

IP Telecom
CABOS DE FIBRA ÓTICA
+6,800

km de extensão

GESTÃO DE DADOS
+30,000

Tb

CABOS E CONDUTAS AUTORIZADOS EM CTR
+4,000

km de extensão

TRANSMISSÃO DE DADOS
Até 84

GB/s