Inspeção e Diagnóstico

A gestão dos ativos que integram a rede rodoviária é orientada pela otimização do ciclo de vida e conduzida por critérios de sustentabilidade, tendo permanentemente em vista a disponibilização de uma infraestrutura com elevados níveis de fiabilidade, qualidade e segurança.

O modelo de gestão de ativos assenta no conhecimento do estado da infraestrutura e no desenvolvimento da capacidade inspetiva.

A aposta da IP passa pela adequada dotação de recursos humanos, em quantidade e em competências, assim como, em equipamentos tecnologicamente avançados, internos ou contratados, que permitam que a empresa detenha um conhecimento rigoroso do estado da infraestrutura e capacidade de diagnóstico, procurando simultaneamente a autonomia e a capacidade de atuação.

Os grupos de ativos com maior criticidade são alvo de campanhas de inspeção com periodicidade estabelecida em documentação técnica própria, nomeadamente e no caso da rede rodoviária os pavimentos e as obras de arte (pontes e túneis).

Tendo por base a atividade de inspeção são desenvolvidas ferramentas de gestão de ativos que permitam dar a conhecer o impacto das decisões económicas de curto-prazo, nas vertentes de custo-desempenho-risco a longo prazo, através de:

(a) Metodologias para aferir do estado de condição dos ativos, nível de utilização a que estão sujeitos e momento do ciclo de vida útil em que se encontram;

(b) Modelos de gestão diferenciada de acordo com o nível de serviço, ou disponibilidade para a operação, a que o seu desempenho deve corresponder;

(c) Identificação das efetivas necessidades de intervenção em função dos níveis de serviço exigidos e ainda, as intervenções mais adequadas executar, o momento do ciclo de vida útil do ativo e o respetivo impacto no seu desempenho;

(d) Identificação dos riscos associados às decisões de não executar as intervenções indicadas no momento certo;

(e) Planeamento, com uma visão a 20 anos, analisando cenários de custo aferindo o correspondente risco e desempenho, assim como o passivo de renovação resultante.

Os resultados obtidos pelos atuais sistemas de gestão existentes na empresa, conduzem a atuações preventivas em detrimento de intervenções reativas, caracterizadas por um maior risco, maior disrupção nas redes bem como investimentos mais avultados.

Pavimentos

As campanhas de inspeção principal aos pavimentos são de carácter anual permitindo obter os indicadores necessários a uma boa gestão de conservação e manutenção.

A utilização dos dados resultantes do processo inspetivo é garantida de forma integrada com a restante informação usada na gestão do ativo pavimento, através do Sistema de Gestão de Pavimentos, que assegura o processo de tratamento e disponibilização de informação:

Principais passos no tratamento e disponibilização dos dados
Passos no tratamento de disponibilização de dados

 

Terceiro Conteudo
Inspeção mecânica aos pavimentos com o perfilómetro (Laser Road Surface Tester)

O Laser RST é um equipamento de medição, em contínuo, de alto rendimento que permite ler os perfis longitudinal e transversal da estrada e com base neles obter um conjunto de características superficiais do pavimento. É um sistema constituído por 14 lasers para a medição da distância ao pavimento, 2 acelerómetros para descontarem o movimento relativo do veículo nos cálculos dos parâmetros, 2 inclinómetros e 1 giroscópio para a obtenção dos parâmetros geométricos, e uma unidade de medição da distância e GPS para referenciação da informação.

O perfil longitudinal da estrada é obtido através da medição dos desvios altimétricos da superfície do pavimento em relação a um perfil ideal. Com base nesse perfil longitudinal podem calcular-se diversos indicadores da regularidade superficial do pavimento, como o International Roughness Index (IRI), especificado na norma europeia EN 13036-5 (2006). Com o mesmo princípio de medida aplicado na medição do perfil longitudinal, o perfilómetro laser permite igualmente a determinação do perfil transversal do pavimento. Além da irregularidade longitudinal e transversal do pavimento, o perfilómetro permite obter valores de macrotextura superficial (MPD), e de um conjunto de parâmetros geométricos da via tais como a inclinação longitudinal, inclinação transversal e raio de curvatura.

Em simultâneo com a recolha mecânica de dados, o sistema permite o levantamento de dados de forma manual (por observação visual) através de um teclado de teclas programáveis para registo de eventos. O equipamento Laser RST inclui ainda duas câmaras de recolha de vídeo, uma orientada no sentido da marcha e outra no sentido contrário, que captam imagens devidamente georreferenciadas.

  • IMP 3
  • IMP 2
  • IMP 1
Aderência (medição com o SKM)

O SKM é um equipamento de grande rendimento que através de ensaios no pavimento permite obter em contínuo o Coeficiente de Atrito Transversal (CAT). Este equipamento é produzido e operado de acordo com a especificação técnica europeia CEN TS 15901-8 e alemã TP Grift-StB (SKM).

A inspeção com o SKM resulta num conjunto de dados de onde se destaca o já mencionado Coeficiente de Atrito Transversal (CAT), macro-textura (MPD), temperaturas do pavimento, ar e água, informação de referenciação como seja a distância de medição e coordenadas geográficas, dados geométricos (inclinação transversal, longitudinal e raio de curvatura) e fotografias.

  • SKM 1
  • SKM 2
  • SKM 3

Obras de Arte

A Infraestruturas de Portugal é atualmente a principal empresa na área da engenharia em Portugal constituindo-se com uma referência também a nível internacional no domínio da Gestão e inspeção de Obras de Arte.

A periodicidade de realização das inspeções principais está associada às necessidades de vigilância das obras de arte.

Consoante a periodicidade estabelecida, assim são programadas e realizadas as campanhas anuais de inspeções às obras de arte Atendendo à Rede Rodoviária Nacional ser uma rede muito numerosa e distribuída, com um grande emaranhado de estradas, não se privilegia uma execução da campanha de inspeções por estrada mas sim por proximidade e localização no mesmo distrito.

A Infraestruturas de Portugal tem consolidada uma equipa interna de Inspeções Subaquáticas, atividade que compreende o mergulho para observação, registo videográfico e levantamento das anomalias da parte submersa, bem como a realização de levantamentos topo-batimétricos, para obter as cotas do fundo do leito e a topografia das margens.

Como ferramenta de suporte à gestão, a IP detém um Sistema de Gestão de Obras de Arte (SGOA), essencial para o conhecimento pormenorizado e permanente das obras de arte e sua condição estrutural. O SGOA incorpora um vasto conjunto de informação recolhida através das atividades periódicas de inspeção, permitindo a deteção antecipada das necessidades de intervenção e a atempada resposta no reforço e reabilitação das obras de arte.

Esta metodologia de gestão, aliada à vasta experiência e conhecimento técnico das equipas da empresa, tem permitido garantir uma contínua melhoria do estado de conservação do parque de obras de arte da IP.

  • Obras de Arte 2
  • Obras de Arte 1
  • Obras de Arte 3