Manutenção

A segurança, disponibilidade, fiabilidade e sustentabilidade são os pilares basilares da atividade de manutenção das infraestruturas ferroviárias.

Para assegurar a prossecução de uma estratégia que corporize estes referenciais, a IP dispõe de recursos humanos e equipamentos tecnologicamente avançados, que lhe permitem deter um conhecimento rigoroso do estado da infraestrutura, priorizar os seus investimentos de forma habilitada e, sustentar de forma capacitada as diferentes ações de manutenção e reabilitação da rede em exploração sob sua gestão.

Tendo por base a experiência adquirida em diferentes áreas técnicas, designadamente Via e Geotecnia, Catenária e Energia de Tração, Sinalização, Baixa Tensão, Construção Civil, Pontes e Túneis, a IP desenvolve a atividade de manutenção e renovação da infraestrutura ferroviária seguindo as melhores práticas internacionais e o cumprimento dos mais exigentes requisitos e padrões de segurança.

A manutenção ferroviária desenvolve as diferentes atividades num ciclo contínuo que vai da inspeção à execução, tendo em consideração as características da infraestrutura, o tipo de exploração e os objetivos de serviço de cada linha.

Detentora de um know-how ímpar e exclusivo, a IP mantém as funções de inspeção e fiscalização internalizadas, estando a atividade de execução genericamente externalizada.

Infografia

 

As intervenções de manutenção e reabilitação da via-férrea são suportadas em dois instrumentos de gestão:

Contratos de Manutenção

Manutenção Preventiva Sistemática (MPS), executada de acordo com um roteiro

previamente definido

Manutenção Preventiva Condicionada (MPC), executada mediante pedido expresso

da IP, em resultado da inspeção e diagnóstico da infraestrutura

Manutenção Corretiva (MC), para reparação de anomalias

Investimentos em Infraestruturas de Longa Duração na Componente de Reabilitação