Linces-Ibéricos "chegam" às Estações Ferroviárias

Responsabilidade Social
Ambiente e Sustentabilidade
  • Campanha “Linces Notáveis: Histórias Verídicas de Determinação e Liberdade”

A campanha "Linces Notáveis: Histórias Verídicas de Determinação e Liberdade" pretende sensibilizar para a responsabilidade coletiva de conservar as populações de lince-ibérico.

A Infraestruturas de Portugal (IP) está a promover a Campanha “Linces Notáveis: Histórias Verídicas de Determinação e Liberdade” que estará patente em 22 estações ferroviárias de norte a sul do país, de 29 de novembro a 20 de dezembro. 

Os protagonistas desta campanha são cinco linces-ibéricos, cujas histórias se cruzam no Vale do Guadiana. Determinados e resilientes, estes cinco linces-ibéricos, uns nascidos em cativeiro, outros na natureza, superaram os desafios da vida em liberdade e contribuíram de forma notável para a recuperação e conservação da espécie.

Através de uma comunicação “humanizada”, dá-se a conhecer a biografia dos cinco linces que vão estar presentes nas seguintes estações: na Amadora, Benfica, Braga, Cacém, Cais do Sodré, Campanhã, Campanhã (Terminal Minho-Douro) em Campolide, Entrecampos, Palmela, em Penafiel, Pinhal Novo, Póvoa, Rio tinto, Roma/Areeiro, Rossio, Santa Apolónia, São Bento, Sete Rios, Sintra, Viana do castelo e Vila Franca de Xira.

Aproveite e visite as nossas Estações Ferroviárias para os conhecer melhor ou, em alternativa, faça o download dos cartazes:

A campanha contou com o apoio técnico do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e enquadra-se no projeto ibérico LIFE LYNXCONNECT, do qual a IP é parceira. Alguns parceiros tem vindo a ajudar na divulgação da Campanha "Linces Ibéricos". Conheça o trabalho dos nossos parceiros aqui:

Divulgação do ICNF

Divulgação do Life LynxConnect

Divulgação da ACP


LYNXCONNECT


O LYNXCONNECT, que conta com 21 parceiros, três dos quais portugueses (a IP, o ICNF e a CIMBAL), e vigora entre 2020 e 2025, tem como objetivo “criar uma metapopulação de lince-ibérico (Lynx pardinus) genética e demograficamente funcional”, ou seja, visa consolidar e reforçar a população desta espécie, garantir a ligação entre os núcleos de lince-ibérico já existentes e evitar problemas de consanguinidade. Desta forma, espera-se conseguir uma população viável e autossustentável, reforçando a conectividade entre as subpopulações de Portugal e de Espanha.

Enquanto gestora da rede rodoviária nacional, e uma vez que o atropelamento constitui uma das principais causas de mortalidade da espécie, a IP tem implementado diversas medidas preventivas, tais como a instalação de painéis de alerta e sinalização rodoviária, a adaptação de passagens seguras sob a estrada, a instalação de vedações adequadas à espécie ao longo de troços críticos, a instalação de controladores de velocidade, e a limpeza da vegetação nas bermas para aumentar a visibilidade dos condutores e dos animais.

Saber mais