No âmbito do projeto de implementação da Rede Ferroviária de Alta Velocidade em Portugal foram desenvolvidos estudos por diversas entidades nacionais e internacionais (universidades, consultores e especialistas) que permitiram obter uma vasta informação sobre os impactes da construção e implementação da Alta Velocidade no ambiente, na sociedade e na economia.
Os estudos relativos aos eixos internacionais, Lisboa-Madrid e Porto-Vigo, foram desenvolvidos em parceria com Espanha, no âmbito do Agrupamento Europeu de Interesse Económico, Alta Velocidade Espanha-Portugal (AEIE-AVEP)
- Procura e Rentabilidade Económica
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Eixo Lisboa-Madrid
Análise custo-benefício, estudo de Procura e rentabilidade económica
No âmbito do Agrupamento Europeu de Interesse Económico, Alta Velocidade Espanha-Portugal (AEIE-AVEP), foi desenvolvido o estudo de procura, a avaliação financeira e socioeconómica e a análise custo-benefício do eixo Lisboa-Madrid, incidindo sobre a área de influência da Alta Velocidade na totalidade deste Corredor.
O "Estudo de Mercado e Avaliação Socioeconómica e Financeira da Ligação de Alta Velocidade Madrid-Lisboa/Porto" foi concluído pela Epypsa, Exacto, Booz Allen Hamilton em dezembro de 2004. Em 2011, foi elaborada a "Atualização das previsões de procura para a Linha de Alta Velocidade Madrid - Lisboa" pela Epypsa e Exacto.
Terceira Travessia do Tejo (TTT)
Análise custo-benefício
Foi desenvolvida a análise custo-benefício da Terceira Travessia sobre o Tejo (TTT) com o objetivo de avaliar os benefícios da componente ferroviária e rodoviária numa perspectiva económica e financeira.
A "Análise custo-benefício ao projeto da Terceira Travessia do Tejo" foi concluída pela Steer Davies Gleave e pela VTM - Consultores de Engenharia em fevereiro de 2009.
Estudos de procura e mobilidade
Foram também realizados Estudos de Procura e Mobilidade para avaliação dos impactos do empreendimento da TTT ao nível da mobilidade e acessibilidades na área de influência do projeto e sua confrontação com localizações alternativas.
Os "Estudos de Procura e Mobilidade e Assessoria Técnica no âmbito da Terceira Travessia do Tejo em Lisboa no corredor Chelas-Barreiro (TTT), integrada no Eixo Lisboa-Madrid da Rede Ferroviária de Alta Velocidade (AV)", foram concluídos pela VTM - Consultores de Engenharia em dezembro de 2008.
Eixo Lisboa-Porto
Análise custo-benefício
Na avaliação da rentabilidade económica do eixo Lisboa-Porto, foi realizada uma análise custo-benefício da Ligação de Alta Velocidade Ferroviária entre Lisboa e Porto.
A "Análise custo-benefício da Ligação ferroviária de Alta Velocidade Ferroviária entre Lisboa e Porto" foi concluída pela Steer Davies Gleave e pela VTM em março de 2009.
Estudo de procura
Foi também desenvolvido um Modelo Integrado de Procura para obtenção de novas estimativas de procura e receitas respeitantes ao tráfego nacional e internacional, através de uma plataforma de modelação uniformizada. Os trabalhos visaram também avaliar as externalidades e os impactos em termos de acessibilidade territorial e quantificar os efeitos de rede resultantes da articulação entre os diversos eixos da Alta Velocidade.
O "Modelo integrado de procura de passageiros" foi concluído pela Steer Davies Gleave em julho de 2007.
Eixo Porto-Vigo
Análise custo-benefício, estudo de procura e avaliação financeira
No âmbito do Agrupamento Europeu de Interesse Económico, Alta Velocidade Espanha-Portugal (AEIE-AVEP), foi desenvolvido o estudo de procura e efetuada a avaliação financeira e socioeconómica e a análise custo-benefício do eixo Porto-Vigo.
O "Estudo de viabilidade técnica, económica e ambiental da ligação luso-espanhola em Alta Velocidade Porto-Vigo. Procura atual e projeções" foi concluído pela Sener e Ferconsult em julho de 2004.
- Incorporação da Indústria Nacional
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No sentido de avaliar o potencial de Incorporação Nacional do projeto, o IN OUT GLOBAL, Centro associado do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), procedeu a um estudo das características do Investimento no sistema ferroviário de Alta Velocidade e, após a caracterização dos setores industriais nacionais, calculou o respectivo potencial de participação no projeto.
O estudo "Potencial de participação da indústria nacional no projeto de Alta Velocidade" foi concluído pelo IN OUT GLOBAL (ISCTE) em maio de 2005.
- Efeitos Macroeconómicos
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Foram desenvolvidos estudos sobre os impactos da Alta Velocidade na economia, nomeadamente no Produto Interno Bruto (PIB), no investimento privado, na receita fiscal e no emprego.
Os estudos realizados analisaram se o aumento da despesa pública, decorrente dos encargos do Estado com o investimento no projeto, seria compensado pelo aumento estimado da receita.
Os níveis de emprego a gerar pelo projeto, nas fases de construção e de operação, também foram quantificados.
A Universidade Católica realizou três estudos:
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"Consequências Económicas do Investimento na Construção da RAV", concluído em fevereiro de 2006;
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"Consequências Económicas da Exploração da RAV - Efeitos no PIB da Substituição de Tráfego" e
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"Impacto no PIB da Criação de Tráfego", concluídos em fevereiro de 2006.
Foi também realizado um outro estudo, intitulado "Os Efeitos Fiscais do Investimento na RAV", que avaliou o impacto no PIB e no Investimento Privado do projeto RAV, estimado, em termos acumulados e num horizonte temporal de 30 anos, pelo Prof. Alfredo Marvão Pereira (Universidade da Virgínia, EUA) e pelo Prof. Jorge Miguel Andraz (Universidade do Algarve), e concluído em janeiro de 2008.
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- Impacte da Alta Velocidade no Turismo
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A análise efetuada ao setor turístico, com o acompanhamento da Confederação do Turismo Português, identificou as oportunidades decorrentes da entrada em funcionamento da rede de Alta Velocidade, e os seus reflexos na atratividade de Portugal como destino e no número de turistas e excursionistas.
O estudo definiu também recomendações estratégicas para o desenvolvimento do setor, assentes na qualidade, competitividade e sustentabilidade da oferta, para potenciar as oportunidades a criar pela Alta Velocidade.
O "Estudo sobre o impacte do projeto de alta velocidade no setor do turismo em Portugal" foi realizado entre junho e dezembro de 2009, pela Deloitte Consultores, S.A., com o acompanhamento da Confederação do Turismo Português (CTP).
- Mercado do Carbono e Energia
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Este estudo pretendeu contribuir para a análise das grandes questões geoestratégicas associadas aos mercados do petróleo e do carbono, tendo em atenção quer a relevância do setor energético na economia, quer o papel do setor dos transportes como consumidor de energias de origem fóssil e emissor de gases de efeito de estufa, quer ainda o papel que a introdução da Alta Velocidade ferroviária neste campo.
O estudo "Análise geoestratégica do comboio de Alta Velocidade no contexto dos mercados do petróleo e do carbono" foi realizado pelo CEEETA - Centro de Estudos em Economia da Energia dos Transportes e do Ambiente e concluído em novembro de 2009.