Intervenções na Rede

Estudos e Projetos

De forma a poder gerir a Rede Rodoviária e Ferroviária sob a responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, SA são desenvolvidos diariamente um conjunto de estudos e projetos internamente e também recorrendo a serviços externos, cujo objetivo final é a sua concretização em empreitadas de construção, requalificação ou conservação, manutenção, segurança entre outras.

Graficamente estão representados por ano e de acordo com o tipo de evento (concursos lançados, os estudos e projetos que foram objeto de concurso.

Rodovia

O significativo volume de projetos que são desenvolvidos internamente com recurso aos meios próprios da empresa, permite assegurar o equilíbrio com o número de estudos e projetos que são objeto de contratação externa (concursos lançados). Os valores apresentados relativamente aos projetos iniciados e concluídos referem-se aos projetos internos e externos.

A evolução anual é a seguinte:

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Ferrovia

Verifica-se um equilíbrio entre número de estudos e projetos de domínio ferroviário desenvolvidos internamente, face aos procedimentos externos (sujeitos a procedimento de concurso), iniciados e concluídos. Os valores apresentados relativamente aos projetos iniciados e concluídos referem-se aos projetos internos e externos.

A evolução anual é a seguinte:

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Empreitadas
Terceiro Conteudo

Rodovia

No domínio rodoviário, das empreitadas, lançadas, consignadas e concluídas durante os últimos 4 anos, destaca-se pela sua relevância algumas que fazem parte de Planos Estratégicos, entre muitas outras, as empreitadas do IP5 – Vilar Formoso / Fronteira, a Reabilitação do IP3 - Nó de Penacova (Km 59+000) / Ponte sobre o Rio Dão (Km 75+160) que integram o Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas - PETI 3+ e as empreitadas incluídas no Programa de Valorização de Áreas Empresariais – PVAE, como a EN326 - Feira (IC2/A23) / Escariz (Km 0+000 ao Km 7+141) ou a Ligação do Parque Empresarial de Formariz à A3 (Nó de Sapardos – Paredes de Coura).

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Ferrovia

No investimento ferroviário que decorre em toda a rede, a execução do Plano Estratégico Ferrovia 2020 com intervenções a desenvolverem-se em 4 corredores, territorialmente diferenciados: o Corredor Internacional Norte, o Corredor Internacional Sul, o Corredor Norte-Sul e os Corredores Complementares, assume uma relevante importância.

Como intervenções de maior destaque e importância, inseridas neste plano e já em franco desenvolvimento no terreno destacam-se: a maior obra de construção de caminho-de-ferro deste século, entre Évora e Elvas, a intervenção na Linha da Beira Baixa entre Covilhã e Guarda, a qual, permite a reabertura desta linha, as intervenções na Linha do Norte, a principal linha ferroviária nacional, ou a eletrificação da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença, assim como a modernização da Linha da Beira Alta.

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