Lançamento do Guia "Aldeias do Lince"

Responsabilidade Social
Ambiente e Sustentabilidade
  • Aldeias do Lince - Pereiro
  • Aldeias do Lince - Furnazinhas
  • Aldeias do Lince - Giões
  • Lince em na aldeia de Pereiro

Elaborado no âmbito do projeto ibérico LYNXCONNECT, do qual a IP é parceira, este Guia traça um itinerário entre três aldeias algarvias – Furnazinhas (Castro Marim), Pereiro e Giões (Alcoutim) – onde foram inauguradas as instalações artísticas relacionadas com a espécie.

No âmbito do projeto ibérico LYNXCONNECT, do qual a IP é parceira desde o primeiro momento, foi apresentado a 17 de outubro de 2023, na Câmara Municipal de Alcoutim, o Guia “Aldeias do Lince”.

Este Guia traça um itinerário entre três aldeias algarvias – Furnazinhas (Castro Marim), Pereiro e Giões (Alcoutim) – onde foram inauguradas as instalações artísticas relacionadas com a espécie.

Ver Guia - Itinerário "Aldeias do Lince"

As instalações artísticas foram criadas com recurso a técnicas típicas de cada uma das aldeias e construídas com o contributo dos habitantes.

Nesta apresentação pública, a que a IP assistiu, estiveram presentes o Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Banza, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Paulo Paulino, e o Diretor do LYNXCONNECT, Javier Salcedo. No decorrer da sessão foi realçado o empenho das comunidades locais e destacada a importância do Guia na dinamização destes territórios.

Tó Quintas, um artista plástico local responsável pelas instalações artísticas, também colaborou na construção destas obras, dando um cunho diferenciador a cada uma destas representações do Lince-Ibérico.

Nas Furnazinhas, aldeia do concelho de Castro Marim, a figura do Lince remete para a arte da cestaria, uma técnica tradicional desta zona. A instalação encontra-se na M505, na rotunda de acesso à povoação.

Em Giões, no concelho de Alcoutim, o Lince encontra-se na Rua do Vicoso, perto da Junta de Freguesia. Trata-se de uma figura tridimensional, em chapa de metal, construída com a ajuda da Associação Grito de Alegria e decorada pelos habitantes desta aldeia.

No concelho de Alcoutim, a freguesia do Pereiro tem a instalação do Lince localizada no Parque de Merendas da Barragem do Pereiro. A figura, também construída pela população, encontra-se exposta num muro e é construída em chapa de metal, com o interior em xisto.

No final da tarde, na Junta de Freguesia do Pereiro, a Urânia – um fantoche de Lince criado pela “Picada Cultural – Associação para a Promoção dos Valores Culturais, Artísticos e Sociais” - leu a carta que escreveu para as populações, onde apela à necessidade de cuidar da espécie: “Não tenham medo de mim… Se passarem por mim, não se assustem nem me façam mal.” 

Aldeia dos Linces - Fantoche

Neste discurso, na primeira pessoa do singular, a Urânia pediu para “conduzirem com cuidado, acabem com o veneno nos campos e com as armadilhas!”

 


LYNXCONNECT


O LYNXCONNECT, que conta com 21 parceiros, três dos quais portugueses (a IP, o ICNF e a CIMBAL), e vigora entre 2020 e 2025, tem como objetivo “criar uma metapopulação de lince-ibérico (Lynx pardinus) genética e demograficamente funcional”, ou seja, visa consolidar e reforçar a população desta espécie, garantir a ligação entre os núcleos de lince-ibérico já existentes e evitar problemas de consanguinidade. Desta forma, espera-se conseguir uma população viável e autossustentável, reforçando a conectividade entre as subpopulações de Portugal e de Espanha.

Enquanto gestora da rede rodoviária nacional, e uma vez que o atropelamento constitui uma das principais causas de mortalidade da espécie, a IP tem implementado diversas medidas preventivas, tais como a instalação de painéis de alerta e sinalização rodoviária, a adaptação de passagens seguras sob a estrada, a instalação de vedações adequadas à espécie ao longo de troços críticos, a instalação de controladores de velocidade, e a limpeza da vegetação nas bermas para aumentar a visibilidade dos condutores e dos animais.

Saber mais