Linha do Norte, Troço Alfarelos - Pampilhosa
Corredor Norte Sul
Ferrovia 2020
  • Pampilhosa 1
  • Pampilhosa 2
  • Pampilhosa 3
  • Pampilhosa 4
Localização
Concelhos abrangidos:
Soure, Montemor-o-Velho, Coimbra e Mealhada
Extensão
A extensão do troço Alfarelos – Pampilhosa da Linha do Norte, do Pk 194+500 ao Pk 230+630 (35 km).

Âmbito da Intervenção

 

A empreitada de Modernização do troço da Linha do Norte entre Alfarelos e Pampilhosa compreende a execução dos seguintes trabalhos:

  • A primeira fase, já concluída, empreitada de Renovação integral da superestrutura da plena via, num troço com 35 quilómetros de extensão em via dupla, incluiu:

    • Alteamento e prolongamento das plataformas de embarque em 3 estações e 5 apeadeiros;

    • Trabalhos de estabilização de vários taludes, de melhoria dos sistemas de drenagem e de instalação de vedações ao longo do troço;

    • Adaptação do sistema de Catenária e instalação do sistema de retorno de corrente de tração e terras de proteção;

    • Instalação de quatro aparelhos de mudança de via (AMV), que permitirão o cruzamento de comboios de 750 metros.

  • Segunda fase, no mesmo troço inclui os seguintes trabalhos:

    • Reconversão do Edifício de Sinalização em Edifício de Passageiros, alteamento de plataformas, abrigos e Passagem Superior Pedonal;

    • Alteração do layout de Alfarelos com ampliação de três novas linhas de resguardo para comboios até 750 m e correspondente adaptação dos sistemas de sinalização, Centro de Comando Centralizado de Lisboa e de controlo automático de velocidade;

    • Construção de dois elevadores de acesso à Passagem Superior Rodoviária (PSR) existente ao km 200+571 da Linha do Norte;

    • Construção de Passagens Superiores de Peões no Apeadeiro de Formoselha, a norte deste apeadeiro, no Apeadeiro do Ameal, na Estação de Taveiro, no Apeadeiro de Casais e ao km 217,826 para encerrar passagem de Nível;

    • Construção de Passagem Inferior de Peões no Apeadeiro de Espadaneira;

    • Construção de Passagem Superior Rodoviária, para eliminar a PN rodoviária existente ao km 218+541 localizada a sul da Fábrica Triunfo;

    • Construção de Passagem Superior Rodoviária, ao km 223+439;

    • Construção de Passagem Inferior Rodoviária ao km 227+739, para encerrar a PN rodoviária existente ao km 227+680.

Benefícios

A conclusão da modernização deste troço irá permitir o aumento da segurança e flexibilidade da exploração, o aumento de capacidade para o tráfego de mercadorias (circulação de composições com 750m) a redução do tempo de percurso dos serviços de Longo Curso, a renovação do ciclo de vida da infraestrutura e a redução anual do OPEX da IP.