Iniciada a obra do MetroBus do Mondego entre o Alto de S. João e a Portagem

Geral
Investimentos
Rodovia
  • Consignação - Carlos Fernandes
  • Assinatura consignação
  • Secretário de Estado - Jorge Delgado
  • Rede Metro do Mondego

As intervenções a executar pela Infraestruturas de Portugal visam adaptar a infraestrutura ferroviária existente no troço urbano do ramal da Lousã, possibilitando a criação de um serviço de transporte em autocarros de alta capacidade.

Iniciou-se hoje a obra de construção do troço do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), no concelho de Coimbra, entre o Alto de São João e a Portagem, com cerca de 5,2 quilómetros.

Numa cerimónia realizada esta manhã no edifício da Câmara Municipal de Coimbra, que contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, do presidente do município, José Manuel Silva, do presidente da Metro-Mondego, João Marrana, e do vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, foi assinado o auto de consignação da empreitada com a empresa DST – Domingos da Silva Teixeira, S.A..

A obra denominada «SMM – Troço Portagem – Alto de São João – Adaptação da Infraestrutura a BRT, Adutora da Boavista e Drenagem Pluvial do Vale da Arregaça» será gerida na forma jurídica de Agrupamento de Entidades Adjudicantes (AEA), entre a Infraestruturas de Portugal, S.A., a Empresa Águas do Centro Litoral, S.A. (AdCL) e a Empresa Águas de Coimbra, E.M. (AdC). 

O valor da adjudicação é de 23.595.219,02 euros, suportado, respetivamente, em 77,8%, 20,1% e 2,1% pelas três Entidades. O prazo de execução é de 18 meses.

As intervenções a executar pela IP visam a adaptação da infraestrutura ferroviária existente no troço urbano do ramal da Lousã, possibilitando a criação de um serviço de transporte em autocarros de alta capacidade em canal próprio, tipo BRT, envolvendo, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Adequação de 2,8 quilómetros de espaço canal existente e 2,4 quilómetros em zona urbana (cerca de 1,0 quilómetros na Av. Emídio Navarro e 1,4 quilómetros na denominada Variante de Solum), num total de 5,2 quilómetros;
  • Criação de Faixa de circulação de dois sentidos com largura de 7,00 metros; 
  • Construção de 10 paragens com dupla plataforma, seis das quais no novo canal urbano, distanciadas em média de aproximadamente 400 metros;
  • Criação de uma zona de inversão de sentido e de carregamento elétrico, que será o términus do troço urbano Alto de S. João – Coimbra Cidade/Aeminium – Coimbra B;
  • Adaptação dos arruamentos ao canal existente - plataforma - e novo perfil transversal tipo;
  • Integração urbana e tratamento paisagístico e adaptação da iluminação pública;
  • Execução de trabalhos de pavimentação betuminosa e instalação de semaforização e sinalização rodoviária;
  • Execução de zonas de acessos de emergência e de inversão dos veículos rodoviários.

A Águas Centro Litoral, S.A (ACL) é responsável pelo Projeto do “Sistema adutor da Boavista – Sector Central I”, que visa a conclusão das infraestruturas que constituem o designado Sector Central do Sistema Adutor da Boavista (Coimbra), prevendo-se a sua execução nesta Empreitada.

Os trabalhos a realizar são:

  • Ao nível do abastecimento de água com a colocação de 1,5 km de conduta adutora gravítica de abastecimento de água;
  • Saneamento de águas residuais com a construção de cerca de 2,4 km de coletores gravíticos de saneamento de águas residuais; 
  • Estação elevatória de águas residuais e cerca de 500 m de conduta elevatória.

A Águas de Coimbra, E.M. (AC), irá realizar o projeto de infraestruturas públicas de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais a construir na zona do Vale da Arregaça, junto ao canal do ramal da Lousã. Esta intervenção assegurará a melhoria das condições de drenagem pluvial existentes. Serão executadas as seguintes intervenções:

  • Remodelação de 194 metros de coletores de águas residuais; 
  • Execução de cerca de 460 metros coletores de betão armado com diâmetros de 1200 e 1500 mm; 
  • Reforço da drenagem superficial dos arruamentos, com a introdução de vários órgãos de entrada de águas pluviais.

Sistema de Mobilidade do Mondego


O empreendimento Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), cofinanciado pelo PO SEUR, está a ser desenvolvido pela IP e a Metro Mondego, e consiste na implementação de um Metrobus com tração elétrica, a baterias, no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra. Com uma extensão total de 42 quilómetros, fará a ligação entre Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra, servindo a estação de Coimbra B e o eixo central da cidade entre a beira rio e a zona dos hospitais da cidade.

O projeto do SMM tem como principais objetivos:

  • Promover a mobilidade sustentável, através da implementação de um serviço de mobilidade atrativo e competitivo, operado por autocarros elétricos, conduzindo à transferência modal para um modo de transporte energeticamente mais eficiente e com menores emissões;
  • Reforçar a intermodalidade do sistema de transportes da região de Coimbra, criando condições de integração física, bilhética e tarifária;
  • Fomentar a ligação dos municípios de Lousã e Miranda do Corvo ao centro urbano de Coimbra sem transbordo, com excelentes condições de segurança e fiabilidade, reforçando a integração económica e social do território.

A construção das infraestruturas necessárias à criação do futuro Sistema de Mobilidade do Mondego está a ser executada de forma faseada, sendo o atual ponto de situação das diferentes empreitadas o seguinte:

  • Empreitada em curso no troço suburbano Alto de São João | Serpins;
  • Empreitada iniciada no troço suburbano Alto de São João | Portagem.

O futuro Metro do Mondego é um meio de transporte moderno, seguro e confortável, que irá garantir uma alternativa de mobilidade eficiente e sustentável, disponível para as populações da região de Coimbra.