Adaptação a uma solução BRT- Metrobus, Alto de São João – Serpins
Sistema Mobilidade Mondego
SMM - Alto de São João – Serpins
SMM - Alto de São João – Serpins
SMM - Alto de São João – Serpins
SMM - Alto de São João – Serpins
SMM - Alto de São João – Serpins
SMM - Alto de São João – Serpins
SMM - Alto de São João – Serpins
SMM - Alto de São João – Serpins
SMM - Alto de São João – Serpins
SMM - Alto de São João – Serpins
  • SMM - Alto de São João – Serpins
  • SMM - Alto de São João – Serpins
  • SMM - Alto de São João – Serpins
  • SMM - Alto de São João – Serpins
  • SMM - Alto de São João – Serpins
  • SMM - Alto de São João – Serpins
  • SMM - Alto de São João – Serpins
  • SMM - Alto de São João – Serpins
  • SMM - Alto de São João – Serpins
  • SMM - Alto de São João – Serpins
Mobilidade Sustentável
Localização
Concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã.
Extensão
• Eixo 1 - Miranda do Corvo / Serpins (MC-S) - com uma extensão de 16 Km;
• Eixo 2 - Alto de S. João / Miranda do Corvo (ASJ-MC) - com uma extensão de 14 Km.

Âmbito da Intervenção

 

  • 17 Paragens a adaptar face ao existente (totalidade das Paragens com 2 cais de passageiros, um por sentido);

  • 5 Rotundas de inversão de marcha;

  • 6 Zonas de cruzamento de veículos à custa de alargamento da plataforma existente;

  • 8 Zonas de Inversão de Marcha/Acessos ao Canal para operações de socorro;

  • 25 Interseções Rodoviárias e Pedonais de Nível, 6 das quais semaforizadas;

  • 1 Interseção a desnivelar (Passagem Superior Rodoviária na EN342).

  • 13 Pontes e pontões - Nas pontes metálicas para a adaptação ao novo perfil transversal será necessário proceder à construção de um novo tabuleiro em betão armado que assente sobre a estrutura metálica existente. Nos pontões existentes, para a adaptação ao novo perfil transversal, será necessário proceder à demolição dos tabuleiros existentes e à construção de tabuleiros novos;

  • 7 Túneis a pavimentar e instalação de sistemas de segurança acessórios.

Benefícios

  • Promover a mobilidade sustentável, através da implementação de um serviço de mobilidade atrativo e competitivo, operado por autocarros elétricos, conduzindo à transferência modal para um modo de transporte energeticamente mais eficiente e com menores emissões GEE;

  • Promover a ligação dos municípios de Lousã e Miranda do Corvo ao centro urbano de Coimbra sem transbordo, reforçando as condições de segurança, a fiabilidade das ligações e a integração económica e social do território.

Financiamento Comunitário

POSEUR FC