Arranque da empreitada de modernização do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, na Linha do Oeste

Ferrovia
Investimentos
  • Cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada de modernização do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, na Linha do Oeste
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  • Arranque da empreitada de modernização do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, na Linha do Oeste
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Investimento num serviço de transporte de passageiros mais rápido, eficiente e ambientalmente sustentável.

A Infraestruturas de Portugal deu início hoje, dia 28 de junho, à empreitada de Modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha.

A cerimónia de assinatura do auto de consignação, ato que marca o início da obra, decorreu esta tarde na Estação Ferroviária de Caldas da Rainha e contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e do Vice-presidente da IP, Carlos Fernandes. A sessão foi transmitida em direto no canal YouTube da IP.

A empreitada é desenvolvida no âmbito do programa de expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, e representa um investimento de 38,4 milhões de euros, comparticipado com fundos da União Europeia no âmbito do COMPETE 2020.

O investimento, em execução, na modernização da Linha do Oeste entre Meleças e Caldas da Rainha tem como principais objetivos o reforço da capacidade e eficiência do serviço de transporte ferroviário, através da melhoria dos níveis de disponibilidade e da redução dos tempos de percurso. 

O projeto foi dividido em duas grandes empreitadas. A primeira corresponde à eletrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, no valor de 61,5 milhões de euros que está em execução. A segunda, que arranca hoje, visa a modernização e eletrificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha.

A capacitação da Linha do Oeste, até Caldas da Rainha, para a utilização de material circulante de tração elétrica, de modernos sistemas de sinalização e telecomunicações e a otimização do traçado de via, possibilitarão a redução do tempo de viagem entre Caldas da Rainha – Lisboa e Torres Vedras – Lisboa em cerca de 30 minutos. 

A infraestrutura estará habilitada para permitir o aumento da oferta, das atuais 16 circulações para 48 (2 sentidos) no troço a sul das Caldas da Rainha.

A realização destes investimentos assegurará igualmente importantes reduções ao nível dos custos energéticos, emissões de CO2 e níveis de ruído, oferecendo às populações da região oeste uma alternativa de transporte ambientalmente sustentável, confortável e segura.


Torres Vedras – Caldas da Rainha


A empreitada de modernização da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha consiste na eletrificação integral do troço e modernização da via numa extensão de 44 quilómetros, envolvendo igualmente a execução dos seguintes trabalhos:

  • Renovação pontual e retificação do traçado de via;
  • Construção de um novo traçado, variante à via existente em cerca de dois quilómetros, na freguesia de Campelos e Outeiro da Cabeça, concelho de Torres Vedras com o intuito de potenciar a circulação de comboios convencionais à velocidade de 140km/h; 
  • Reabilitação dos edifícios e condições de acessibilidade em cinco estações (Torres Vedras, Ramalhal, Outeiro, Bombarral e Caldas da Rainha) e quatro apeadeiros (Paúl, São Mamede, Dagorda e Óbidos), com a criação de acessos para pessoas com mobilidade condicionada às plataformas de passageiros e alteamento das plataformas de modo a facilitar a entrada e saída do comboio;
  • Construção de uma nova linha no Apeadeiro de São Mamede passando este a Estação Ferroviária;
  • Reforço da Segurança Rodoviária e Ferroviária com a supressão de quatro Passagens de Nível e a automatização das restantes; 
  • Melhoria das condições de atravessamento rodoviário através da construção de quatro passagens desniveladas ao caminho-de-ferro, situadas nos concelhos de Torres Vedras (freguesia do Ramalhal e freguesia de Campelos e Outeiro da Cabeça) e Óbidos (freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa); 
  • Trabalhos de apoio à Instalação de Sinalização Eletrónica, Telecomunicações e GSM-R (Global System for Mobile Communications Railway), que garante o reforço das condições de segurança e circulação ferroviária.


A presente ação integra a candidatura aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Oeste - Modernização do Troço Meleças-Caldas da Rainha”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 38,74%.


Sessão de assinatura do auto de consignação


 

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