Ações de Conservação da Natureza

Programa de Monitorização da Mortalidade da Fauna

Um dos objetivos da IP no âmbito de sustentabilidade ambiental é a redução da mortalidade da fauna nas estradas. Para este efeito foi criado o Programa de Monitorização da Mortalidade de Fauna nas estradas, em curso desde 2010, com o contributo indispensável dos oficiais de Inspeção e Apoio que diariamente registam os animais detetados nas vias numa base de dados georreferenciada. Estes dados são geridos e analisados de forma a identificar situações críticas de mortalidade da fauna e propor medidas para a sua minimização.

Uma das medidas que se tem revelado mais eficiente é a colocação de passadiços para fauna nas passagens hidráulicas. Efetivamente, na maioria dos segmentos onde esta medida foi implementada, verificou-se uma redução nos valores de mortalidade de fauna.

Com o prosseguimento do Programa, a IP promove melhores níveis de segurança rodoviária, e o cumprimento dos objetivos de conservação da biodiversidade a que se propôs, no âmbito da sua responsabilidade ambiental.

Relatórios anuais com os resultados do Programa:

 

  • Um texugo a utilizar um passadiço para fauna numa passagem
  • Passagem hidráulica com passadiço para fauna
Atravessamento das vias em segurança

A mortalidade por atropelamento é o efeito mais visível e negativo das vias de transporte na fauna. Os mamíferos carnívoros são reconhecidamente um dos grupos mais vulneráveis a este tipo de impacte, ao qual se alia o efeito-barreira causado pelas vias e a redução/fragmentação das suas áreas de distribuição.

Contudo, estudos recentes têm vindo a demonstrar que, de uma forma geral, estes animais utilizam as Obras de Arte e Passagens Hidráulicas (PH) para atravessar as vias (desde que apresentem dimensões amplas e se localizem em áreas sossegadas) e que a disponibilidade destas estruturas pode influenciar positivamente a redução da sua mortalidade.

Efetivamente, a presença de água nas PH, mesmo que em níveis reduzidos, constitui uma limitação à sua utilização pela maioria dos animais, pelo que a implementação de passadiços aumenta o potencial destas estruturas para a fauna uma vez que são projetados para se manterem, a maior parte do tempo, acima do nível da água.

Neste contexto, os resultados do Programa de Monitorização da Mortalidade da Fauna são levados em consideração na definição de requisitos específicos a incluir nas obras de beneficiação de PH ou de estradas, de forma a ponderar a necessidade de incluir medidas de minimização para a fauna, numa ótica de otimizar a relação custo/benefício destas medidas.

Assim, foram já implementados passadiços para fauna em diversas Obras de Arte localizadas em zonas onde a mortalidade se revelou elevada. Os resultados da monitorização após a implementação destas medidas têm vindo a revelar que as mesmas foram eficazes, uma vez que os valores de mortalidade de mamíferos diminuíram significativamente.

A eficácia destes passadiços é potenciada se as vias forem vedadas de forma eficaz, nomeadamente com rede de malha progressiva a partir de uma malha basal estreita, preferencialmente menor ou igual a 5 cm. Se as espécie-alvo a proteger são de pequeno porte ou tem hábitos de escavação, a eficácia é melhorada com a colocação de uma rede extra, de malha muito apertada, acoplada à rede da vedação e colocada de forma a formar um “L”, em que a base, com cerca de 50 cm, fica enterrada. Junto às passagens hidráulicas e obras de arte, as vedações devem instalar-se de forma a contornar as mesmas por cima, com uma orientação oblíqua que encaminhe os animais para as passagens.

  • Passadiço seco numa Passagem Hidráulica
  • Vedação com rede em L, com a base enterrada (IP2)
Proteção dos animais mais sensíveis
Terceiro Conteudo

Nidificação de Águia-Imperial

 

A deteção, em 2012, de um casal de Águia-Imperial a nidificar num eucalipto junto à berma de uma estrada na ZPE de Castro Verde, levou o ICNF a solicitar à IP a proibição temporária de parar na berma, de forma a salvaguardar o sucesso reprodutor do casal. Neste contexto, a IP instalou sinalização vertical de proibição de parar na berma, entre março e julho, de forma a prevenir a perturbação do casal pela presença de pessoas nas proximidades do ninho. Esta iniciativa contribuiu para proporcionar o sucesso reprodutor do casal, nomeadamente com duas crias bem-sucedidas.

 

Proteção do Mexilhão-do-Rio-Ibérico

 

No âmbito da reabilitação de um pontão sobre a ribeira de Toutalga em Sobral da Adiça, numa zona inserida em Rede Natura 2000, e na sequência de um pedido efetuado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a IP implementou uma medida que poderá revelar-se essencial para a sobrevivência da espécie. A intervenção executada pela ex EP, em 2013, na ribeira, sob o pontão reabilitado, consistiu na implementação de uma barreira que retém a água, providenciando um pego, o qual constitui uma bolsa de habitat favorável.

Ação COST 350 / STSM - Mitigação e monitorização dos impactes das estradas na fauna

A IP participou na Ação COST 350 - Integrated Assessment of Environmental Impact of Traffic and Transport Infrastructure, e no âmbito da mesma foi realizada uma “Missão Científica de Curta Duração” (STSM) com a finalidade de contribuir para os objetivos científicos da Ação. A Missão teve como tópico a Mitigação e Monitorização dos Impactes das Estradas na Fauna (Mitigation and monitoring of road impacts on fauna). Foi realizada em Delft, Holanda, no Instituto de Estradas e Engenharia Hidráulica, pertencente à Direção-Geral das Obras Públicas e Gestão da Água (Rijkswaterstaat), pela Dr.ª Graça Garcia (consultora, especialista em biodiversidade, na referida Ação).

A Holanda detém uma vasta experiência em avaliação de impacte ambiental de projetos e de avaliação ambiental estratégica de planos e programas. A biodiversidade é uma temática que desde sempre esteve presente nestas avaliações, aplicadas a estradas, existindo atualmente um conhecimento profundo e pragmático sobre as técnicas de conceção, aplicação e melhoramento da eficácia das medidas de minimização dos impactes na fauna.

O Relatório produzido no âmbito da Missão apresenta uma compilação sobre os procedimentos estudados, começando por fazer um enquadramento das políticas relativas ao planeamento do tráfego e infraestruturas de transportes, após o que se concentra nos processos relativos à implementação e gestão das medidas de minimização e compensação dos impactes na biodiversidade, com maior ênfase nos procedimentos relativos à fragmentação dos habitats.