No âmbito da empreitada em curso de Modernização do troço Covilhã-Guarda, da Linha da Beira Baixa, esta é uma das seis pontes em intervenção.
A Ponte da Carpinteira está implantada ao km 165,882 da Linha da Beira Baixa à saída da Estação da Covilhã, na passagem estreita de um vale onde corre a ribeira da Carpinteira que lhe dá o nome.
A ponte é composta por um vão único de 52 m, vencido por um tabuleiro metálico, e por dois encontros de alvenaria de pedra implantados de forma simétrica nas vertentes do vale, ambos incorporando uma passagem em arco.
Reforçados os encontros, realizaram-se os trabalhos de substituição do tabuleiro metálico.
O processo construtivo para essa substituição consistiu na elevação do tabuleiro antigo, no acoplamento do novo tabuleiro metálico ao antigo, e na deslocação do conjunto até ao novo tabuleiro vencer o vão da Ponte.
Posteriormente, o tabuleiro foi descido até à sua posição definitiva, continuando a decorrer as operações de execução de uma laje em betão armado que irá suportar a via-férrea balastrada.
Esta intervenção é de elevada importância para a requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, num troço que integra o Corredor Internacional Norte do Programa Ferrovia 2020, cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário, nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha.
A ação integra a candidatura aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha da Beira Baixa – Modernização do troço Castelo Branco – Covilhã – Guarda (2.ª Fase)”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%