Trânsito condicionado no Viaduto Duarte Pacheco

Rodovia
Conservação e Manutenção
  • Condicionamento noturno do Viaduto Duarte Pacheco

A partir do próximo dia 17 de julho, sempre em período noturno, entre as 22h00 e as 6h00, o trânsito vai estar condicionado no Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa.

A Infraestruturas de Portugal (IP) informa que no âmbito da empreitada de reabilitação e reforço sísmico do Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa, vai dar início aos trabalhos de pavimentação e de substituição das juntas de dilatação do viaduto. Para realização destes trabalhos será necessário condicionar o trânsito a partir do próximo dia 17 de julho, sempre em período noturno, entre as 22h00 e as 6h00. 

Os trabalhos serão realizados de forma faseada e de acordo com a seguinte programação: 

  • 1.ª fase - de 17 a 19 julho os trabalhos decorrem no sentido Lisboa – Cascais. Condicionamento de velocidade e redução para uma via de circulação;
  • 2.ª fase – de 19 de julho a 1 de agosto os trabalhos decorrem nos dois sentidos. Condicionamento de velocidade e redução para uma via de circulação em ambos os sentidos;
  • 3.ª fase – 7 de agosto a 16 de setembro os trabalhos decorrem nos dois sentidos. Condicionamento de velocidade e redução para uma via de circulação em ambos os sentidos.

Solicitamos a melhor compreensão para os incómodos e inconvenientes que esta situação provoca, na certeza de estarmos a efetuar esta intervenção para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e, fundamentalmente, para os seus utilizadores.


Reabilitação e reforço sísmico do Viaduto Duarte Pacheco


A empreitada de reabilitação e reforço sísmico do Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa, envolve um investimento de perto de 6,9 milhões de euros e tem como objetivo melhorar a condição estrutural do Viaduto Duarte Pacheco, através da implementação do reforço sísmico, a reparação localizada da estrutura, a reabilitação geral das pilastras do P2 e P3, a repavimentação da plataforma rodoviária e a aplicação de proteção geral das superfícies de betão e dos elementos metálicos.

Trata-se de um investimento da Infraestruturas de Portugal na beneficiação do estado de conservação e reforço da durabilidade estrutural, promovendo a melhoria dos níveis de conforto, mobilidade e segurança rodoviária dos milhares de automobilistas diariamente circulam sobre o Viaduto Duarte Pacheco e também de todos, automobilistas e utilizadores do caminho de ferro, que cruzam sob esta emblemática infraestrutura da cidade de Lisboa.


Viaduto Duarte Pacheco


Inaugurado em 28 de maio de 1944, o Viaduto Duarte Pacheco tem 355,10m de desenvolvimento entre eixos dos encontros.
 
A estrutura, integralmente realizada em betão armado, divide-se em cinco partes:

  • Duas passagens superiores em arco (arcos laterais), uma sobre a linha de caminho de ferro e outra sobre a Avenida do Parque Florestal de Monsanto. 
  • Dois viadutos com uma extensão de 85,80m entre eixos.
  • Uma passagem superior central (arco central) sobre a Avenida de Ceuta.