IP contrata obra de reabilitação e reforço sísmico do Viaduto Duarte Pacheco

Conservação e Manutenção
Investimentos
Rodovia
Segurança
  • Viaduto Duarte Pacheco

Investimento de 6,9 milhões de euros no reforço da mobilidade e segurança rodoviária no distrito de Lisboa.

A Infraestruturas de Portugal assinou o contrato para a empreitada de reabilitação e reforço sísmico do Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa. Trata-se de um investimento de cerca de 6,9 milhões de euros para a melhoria dos níveis de conforto, mobilidade e segurança da rede rodoviária no distrito de Lisboa.

Serão realizados trabalhos de reabilitação geral da estrutura, em particular das pilastras P2 e P3, a repavimentação da camada de desgaste, bem como a pintura das superfícies de betão e dos elementos metálicos, de forma a aumentar a durabilidade da obra de arte, e garantir melhores condições de segurança.

A IP irá remeter o presente contrato para o Tribunal de Contas, a fim de obter o necessário Visto Prévio por parte desta entidade. Somente após a concessão do referido Visto, poderá a empreitada ser consignada e ter início no terreno, o que se estima possa ocorrer no segundo semestre deste ano.

O Viaduto Duarte Pacheco, foi projetado em 1937 pelo Eng. João Alberto Barbosa Carmona tendo a obra sido executada de abril de 1939 a dezembro de 1944. A estrutura, integralmente realizada em betão armado, divide-se em cinco partes:

  • Duas passagens superiores em arco (arcos laterais), uma sobre a linha de caminho de ferro e outra sobre a Avenida do Parque Florestal de Monsanto;
  • Dois viadutos com uma extensão de 85,80 m entre eixos;
  • Uma passagem superior central (arco central) sobre a Avenida de Ceuta.