Âmbito da Intervenção
Catenária e Energia de Tração - Pretende-se migrar o sistema de eletrificação (catenária) dos atuais 1.500 V DC para 25 kV-50Hz AC, com a construção de uma nova Subestação em Sete Rios, permitindo a integração na restante rede, estimando uma poupança de cerca de 50 % do consumo energético.
Sinalização - A instalação de nova sinalização, conjugada com a nova catenária, vai permitir que o operador adquira novos comboios ou possa colocar comboios da restante rede ferroviária Nacional em circulação, retirando do serviço os comboios obsoletos (alguns de 1920).
A adoção do sistema de controlo de velocidade do tipo European Train Control System (ETCS), com Nível 2, irá permitir alcançar os níveis mais elevados de segurança e disponibilidade de canal ferroviário.
Via Férrea - As intervenções na via-férrea nomeadamente a remodelação do layout da estação de Oeiras, o acesso ao Parque de Material de Carcavelos e a instalação de diagonais de passagem à contravias, irão flexibilizar a exploração quer em situações de exploração degradada, quer para permitir a execução de trabalhos de manutenção ou de modernização, e com isso, evitar perder passageiros por diminuição da qualidade e quantidade de comboios.
Telemática Ferroviária - Serão realizados os diversos trabalhos para o Sistema de Telemática Ferroviária na Linha de Cascais, que permita assegurar os níveis de qualidade, segurança e funcionalidade do transporte ferroviário.
Estações e Apeadeiros - As intervenções preconizadas para as Estações e Apeadeiros terão como enfoque não só a melhoria das acessibilidades às plataformas, do conforto, comodidade e qualidade do serviço prestado ao passageiro, mas também o reforço dos índices de segurança e o aumento da eficiência energética das instalações.
Atravessamentos de Nível em Estação/Apeadeiro (ATV) - Para eliminar os constrangimentos e o risco associados a alguns atravessamentos de nível entre plataformas de passageiros, beneficiando a segurança da exploração ferroviária e dos passageiros, bem como a mobilidade, estão previstas intervenções necessárias à supressão de três ATV. Foi dada especial atenção às pessoas com mobilidade condicionada (PMC).
Benefícios
A modernização da Linha de Cascais irá permitir alcançar os seguintes benefícios:
- Promoção da mobilidade sustentável;
- Reforço da segurança;
- Aumento da fiabilidade da exploração ferroviária;
- Redução da sinistralidade e de congestionamento;
- Redução de emissões GEE;
- Promoção do aumento da quota ferroviária.
Informação Adicional
Financiamento Comunitário