Linha do Norte, Vale de Santarém - Entroncamento
Corredor Norte Sul
Ferrovia 2020
  • ValedeSantarem 1
  • ValedeSantarem 2
Localização
Concelhos abrangidos:
Cartaxo, Santarém, Golegã, Torres Novas e Entroncamento
Extensão
A extensão do troço de Santarém - Entroncamento da Linha do Norte, do Pk 64+300 ao Pk 107+400 (43 km).

Âmbito da Intervenção

A Modernização do troço da Linha do Norte entre Vale de Santarém e o Entroncamento, compreende a execução dos seguintes trabalhos:

  • Eletrificação da Linha Mãe de Ramais (LMR) e acessos ao Terminal Vale do Tejo (TVT), do lado da via descendente à Linha do Norte, entre a subestação de tração (SST) do Entroncamento e a estação de Riachos;

  • Modernização do feixe de receção/expedição da triagem do Entroncamento;

  • Intervenções de modernização em Mato Miranda, construção de nova Zona Neutra e de nova Linha Mãe de Ramais (LMR), do lado da via ascendente à Linha do Norte entre Riachos e o Entroncamento;

  • Implementação de sistema de sinalização eletrónica e sua integração no Centro de Comando Operacional (CCO) de Lisboa, sistema de retorno de corrente de tração, terras e proteções (RCT+TP), sistema de controlo automático de velocidade e sistemas de telecomunicações entre Vale de Santarém e o Entroncamento.

Benefícios

A conclusão da modernização da Linha do Norte irá permitir alcançar os seguintes benefícios:

  • Reforço da segurança;
  • Aumento da fiabilidade da exploração ferroviária;
  • Redução de tempos de percurso;
  • Redução da sinistralidade e de congestionamento;
  • Redução de emissões GEE;
  • Melhoria da mobilidade;
  • Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
  • Redução de custos OPEX;
  • Promoção do aumento da quota ferroviária;
  • Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m.

Financiamento Comunitário

FC