Cartaxo, Santarém, Golegã, Torres Novas e Entroncamento
Âmbito da Intervenção
A Modernização do troço da Linha do Norte entre Vale de Santarém e o Entroncamento, compreende a execução dos seguintes trabalhos:
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Eletrificação da Linha Mãe de Ramais (LMR) e acessos ao Terminal Vale do Tejo (TVT), do lado da via descendente à Linha do Norte, entre a subestação de tração (SST) do Entroncamento e a estação de Riachos;
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Modernização do feixe de receção/expedição da triagem do Entroncamento;
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Intervenções de modernização em Mato Miranda, construção de nova Zona Neutra e de nova Linha Mãe de Ramais (LMR), do lado da via ascendente à Linha do Norte entre Riachos e o Entroncamento;
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Implementação de sistema de sinalização eletrónica e sua integração no Centro de Comando Operacional (CCO) de Lisboa, sistema de retorno de corrente de tração, terras e proteções (RCT+TP), sistema de controlo automático de velocidade e sistemas de telecomunicações entre Vale de Santarém e o Entroncamento.
Benefícios
A conclusão da modernização da Linha do Norte irá permitir alcançar os seguintes benefícios:
- Reforço da segurança;
- Aumento da fiabilidade da exploração ferroviária;
- Redução de tempos de percurso;
- Redução da sinistralidade e de congestionamento;
- Redução de emissões GEE;
- Melhoria da mobilidade;
- Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
- Redução de custos OPEX;
- Promoção do aumento da quota ferroviária;
- Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m.
Financiamento Comunitário