Linha do Algarve, Troço Faro - Vila Real De Santo António
Linha do Algarve
Ferrovia 2020
  • Foto da Linha do Algarve, Troço Faro - Vila Real De Santo António
  • Foto da Linha do Algarve, Troço Faro - Vila Real De Santo António
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Localização
Concelhos abrangidos:
Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Extensão
A extensão do troço Faro - Vila Real de Santo António da Linha do Algarve, do Pk 340+540 ao Pk 396+468 (56 km).

Âmbito da Intervenção

A empreitada de Eletrificação do troço da Linha do Algarve entre Faro e Vila Real de Santo António, para além da eletrificação, com o sistema 25 kV/50Hz, compreende ainda a execução dos seguintes trabalhos:

  • Instalação do sistema de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção;
  • Construção da nova Zona Neutra de Loulé (ZN de Loulé), a instalar ao km 322+800;
  • Construção em todo o troço de uma nova infraestrutura de suporte aos sistemas de Sinalização e Telecomunicações;
  • Substituição do tabuleiro da PS ao km 349+681, por forma a suprir a insuficiência de gabarit para instalação da infraestrutura fixa de tração elétrica;
  • Rebaixamento da via nas imediações da PS ao km 367+736 numa extensão de aproximadamente 250 m envolvendo trabalhos de terraplenagem, reperfilamento de taludes e instalação de um sistema de drenagem longitudinal adequado, por forma a suprir a insuficiência de gabarit para instalação da infraestrutura fixa de tração elétrica;
  • Alteamento dos encontros dos tabuleiros exteriores da Passagem Superior 387+014 que suportam condutas adutoras da Águas do Algarve e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, por forma a suprir a insuficiência de gabarit para instalação da infraestrutura fixa de tração elétrica;
  • Estabilização de taludes;
  • Intervenções em taludes com falta de espaço nos passeios de via, para permitir a colocação de maciços de catenária;
  • Intervenções nas drenagens nas zonas de alargamento de taludes de escavação, zonas de estabilização de taludes, zonas de rebaixamento e zonas de interferência entre a implantação dos maciços de catenária com a drenagem longitudinal existente;
  • Intervenções nos edifícios das estações e apeadeiros, nomeadamente, as necessárias e decorrentes da instalação da infraestrutura fixa de tração elétrica, como por exemplo, a ligação à terra dos elementos metálicos, a adaptação e construção de salas de telecomunicações, preparação da infraestrutura para instalação de sistemas de áudio-informação e substituição das colunas de iluminação das plataformas de passageiros.

Benefícios

A conclusão desta obra permitirá assegurar que todo o trajeto na Linha do Algarve alcançará os seguintes benefícios:

  • Redução da sinistralidade e de congestionamento;
  • Redução de emissões GEE;
  • Redução do tempo de viagem;
  • Melhoria da mobilidade;
  • Aumento da fiabilidade da exploração ferroviária;
  • Promoção do aumento da quota ferroviária;
  • Diminuição de custos para os operadores ferroviários;
  • Reforço da segurança.

Financiamento Comunitário

FC