Sines e Santiago do Cacém
Âmbito da Intervenção
A empreitada de Modernização do troço da Linha de Sines entre Sines e Ermidas do Sado, compreende a execução dos seguintes trabalhos:
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Construção de uma nova Estação Técnica e adaptação da estação de São Bartolomeu da Serra, de modo a permitir a circulação e cruzamento de comboios de mercadorias com 750 m de comprimento;
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Modernizar a superestrutura de via existente, com particular destaque para a aplicação de travessas de betão polivalentes, habilitando a futura migração da bitola ibérica para a bitola europeia;
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Trabalhos de saneamento e estabilização da plataforma da via, garantido a capacidade de carga máxima para a Linha de Sines;
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Modernização da drenagem, quer longitudinal, quer transversal;
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Estabilização de taludes;
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Adaptação das infraestruturas fixas de tração elétrica, decorrente das alterações nas estações e/ou da retificação ao traçado ferroviário;
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Implementação de medidas definitivas de Retorno de Corrente de Tração, Terras de Proteção (RCT+TP);
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Substituição de obras de arte correntes desconformes com as ETI e construção de desnivelamentos rodoviários para supressão de Passagens de Nível.
Benefícios
A conclusão da modernização/construção do Corredor Internacional Sul Sines/Setúbal/Lisboa-Caia, no qual se integra este troço, irá permitir alcançar os seguintes benefícios:
- Reforço da coesão económica e social no território nacional;
- Melhoria da mobilidade;
- Aumento da capacidade / oferta de novos serviços;
- Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
- Redução de tempos de percurso;
- Redução de emissões GEE;
- Diminuição de custos para os operadores ferroviários;
- Promoção do aumento da quota ferroviária;
- Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m;
- Reforço das ligações com a Europa;
- Redução da sinistralidade e de congestionamento.
Financiamento Comunitário