Linha de Sines, Troço Sines - Ermidas do Sado
Corredor Internacional Sul
Ferrovia 2020
  • Mapa - Linha de Sines, Troço Sines - Ermidas do Sado
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Localização
Concelhos abrangidos:
Sines e Santiago do Cacém
Extensão
A extensão do troço Sines (Porto de Sines) - Ermidas do Sado, da Linha de Sines, do pk 180 + 170 ao pk 129 + 631 (50,5 km).

Âmbito da Intervenção

A empreitada de Modernização do troço da Linha de Sines entre Sines (Porto de Sines) e Ermidas do Sado, compreende a execução dos seguintes trabalhos:

  • Construção de uma nova Estação Técnica e adaptação da estação de São Bartolomeu da Serra, de modo a permitir a circulação e cruzamento de comboios de mercadorias com 750 m de comprimento;

  • Modernizar a superestrutura de via existente, com particular destaque para a aplicação de travessas de betão polivalentes, habilitando a futura migração da bitola ibérica para a bitola europeia;

  • Trabalhos de saneamento e estabilização da plataforma da via, garantido a capacidade de carga máxima para a Linha de Sines;

  • Modernização da drenagem, quer longitudinal, quer transversal;

  • Estabilização de taludes;

  • Adaptação das infraestruturas fixas de tração elétrica, decorrente das alterações nas estações e/ou da retificação ao traçado ferroviário;

  • Implementação de medidas definitivas de Retorno de Corrente de Tração, Terras de Proteção (RCT+TP);

  • Substituição de obras de arte correntes desconformes com as ETI e construção de desnivelamentos rodoviários para supressão de Passagens de Nível.

Benefícios

A conclusão da modernização/construção do Corredor Internacional Sul Sines/Setúbal/Lisboa-Caia, no qual se integra este troço, irá permitir alcançar os seguintes benefícios:

  • Reforço da coesão económica e social no território nacional;
  • Melhoria da mobilidade;
  • Aumento da capacidade / oferta de novos serviços;
  • Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
  • Redução de tempos de percurso;
  • Redução de emissões GEE;
  • Diminuição de custos para os operadores ferroviários;
  • Promoção do aumento da quota ferroviária;
  • Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m;
  • Reforço das ligações com a Europa;
  • Redução da sinistralidade e de congestionamento.

Financiamento Comunitário

UE