Linha da Beira Alta, Troço Pampilhosa - Santa Comba Dão
Corredor Internacional Norte
Ferrovia 2020
  • Obras na Linha da Beira Alta,Troço Pampilhosa - Santa Comba Dão - Foto 1
  • Obra Linha da Beira Alta, Troço Pampilhosa - Santa Comba Dão - Foto 1
  • Obras na Linha da Beira Alta,Troço Pampilhosa - Santa Comba Dão - Foto 2
  • Obras na Linha da Beira Alta,Troço Pampilhosa - Santa Comba Dão - Foto 3
  • Mapa - Linha da Beira Alta, Troço Pampilhosa - Santa Comba Dão - Foto 3
Localização
Concelhos abrangidos:
Mealhada, Mortágua e Santa Comba Dão
Extensão
O troço da Linha da Beira Alta, entre a Pampilhos e Santa Comba Dão, apresenta uma extensão de 33 km (Pk 51,120 ao Pk 84,850).

Âmbito da Intervenção

A empreitada de Modernização do troço da Linha da Beira Alta, entre a Pampilhosa e Santa Comba Dão, compreende a execução dos seguintes trabalhos:

  • via férrea;

  • terraplenagem;

  • drenagem;

  • obras de arte especiais – pontes e viadutos;

  • obras de arte correntes – passagens superiores e passagens inferiores;

  • restabelecimentos e caminhos paralelos;

  • estruturas de contenção;

  • estações e apeadeiros;

  • instalações fixas de tração elétrica;

  • infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações;

  • RCT+TP;

  • serviços afetados;

  • medidas de minimização.

Esta intervenção permitirá a substituição integral da superestrutura de via, com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, bem como a alteração do layout da estação de Mortágua, para assegurar o cruzamento de comboios de 750 m de comprimento e a otimização das condições de exploração.

Na remodelação da Estação de Mortágua e de apeadeiros, está incluído o alteamento, o alargamento e o prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades. Prevê-se a supressão das passagens de nível do Luso e de Mortágua com a construção dos respetivos desnivelamentos. Está também incluída a reabilitação/reforço de túneis (10) e pontes (8).

A modernização deste troço, integra ainda a construção de uma nova linha, que constitui uma ligação direta eletrificada, entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta, a norte da estação da Pampilhosa, com 3,2 km. Esta nova ligação denominada por Concordância da Mealhada, inclui:

  • Construção de viaduto ferroviário com cerca de 1,2 km

  • Construção de uma Estação Técnica, com linha de resguardo com 820 m, entre estacas limite para funcionar como “buffer” de entrada e saída da Linha do Norte;

  • Construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações, assim como, de instalações fixas de tração elétrica e implementação de RCT+TP.

Benefícios

A conclusão da modernização da Linha da Beira Alta irá permitir os seguintes benefícios:

  • Reforço da segurança;
  • Aumento da fiabilidade da exploração ferroviária;
  • Aumento da capacidade / oferta de novos serviços;
  • Redução da sinistralidade e de congestionamento;
  • Redução do tempo de viagem;
  • Redução de emissões GEE;
  • Melhoria da mobilidade;
  • Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
  • Reforço das ligações com a Europa;
  • Redução de custos OPEX;
  • Promoção do aumento da quota ferroviária;
  • Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m.

Financiamento Comunitário

UE