IC15 – Reforço Sísmico e Reabilitação do Viaduto Duarte Pacheco
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Localização
Distrito e Concelho de Lisboa 
Extensão
O Viaduto Duarte Pacheco tem 355.10m de desenvolvimento entre eixos dos encontros.

Âmbito da Intervenção

O Viaduto Duarte Pacheco assume particular importância na acessibilidade à cidade de Lisboa, constituindo-se como um dos principais acessos à margem Sul do rio Tejo e ligação aos subúrbios da cidade. Encontra-se localizado numa via classificada como Nível 1 – Estruturante, classificação máxima do Plano Diretor Municipal (PDM) na hierarquia das vias e que pela sua localização se trata de uma via importante para a evacuação da população da cidade em caso de emergência.

Com o reforço e reabilitação do Viaduto Duarte Pacheco pretende-se dotar esta Obra de Arte de melhores condições estruturais, através do seu reforço sísmico e reforço dos seus encontros. Desta forma serão atingidos os níveis de serviço e desempenho adequados às exigências regulamentares de dimensionamento de estruturas com esta categoria (Nível 1 Estruturante).

 


Sobre o Viaduto Duarte Pacheco


O Viaduto Duarte Pacheco foi projetado em 1937 pelo Eng.º João Alberto Barbosa Carmona, e a obra foi executada de Abril de 1939 a Dezembro de 1944 pela "Sociedade de Empreitada de Obras Públicas, Lda" (SEOP, Lda).

A estrutura, integralmente realizada em betão armado, divide-se em 5 partes:

  • Duas passagens superiores em arco (arcos laterais), uma sobre a linha de caminho de ferro e outra sobre a Avenida do Parque Florestal de Monsanto. Cada uma destas passagens compõe-se de três arcos paralelos com 40 m de vão sobre os quais assenta o tabuleiro de betão armado por meio de pilares-paredes encastradas no arco. A secção transversal do tabuleiro é constituída por uma laje contínua apoiada em 10 longarinas com vãos de 4,0m.
  • Dois viadutos com uma extensão de 85,80 m entre eixos, de vigas contínuas de 5 tramos com 16,35 m de vão assentes em pilares articulados longitudinalmente.
  • Uma passagem superior central (arco central) sobre a Avenida de Ceuta. A secção transversal do tabuleiro é semelhante à anteriormente descrita, estando a laje apoiada em 10 longarinas com 12 tramos de 7,83 m, constituindo dois conjuntos de vigas contínuas de 6 tramos entre a pilastra e o fecho do arco. A largura do tabuleiro é de 24,00 m dos quais 6.00 m foram inicialmente destinados a dois passeios de 3,00 m cada. Cada faixa de rodagem comportava duas vias (7,50m) e um separador central de 3,00 m. Atualmente a largura dos passeios é de 1,80 m.

Benefícios

  • Reforço sísmico e reforço dos encontros dotando a Obra de Arte Especial com a capacidade necessária para responder estruturalmente a um cenário de sismo;
  • Reabilitação geral e aplicação de proteção geral por pintura das superfícies de betão e dos elementos metálicos, aumentando a durabilidade da obra de arte;
  • Reabilitação do pavimento e substituição das juntas de dilatação, contribuindo para a melhoria das condições de segurança e conforto de circulação;
  • Aumento das condições de segurança de circulação.