Via de Acesso ao Avepark – ER206 – Desnivelamento do Nó de Silvares
PVAE
  • Via de Acesso ao Avepark 1
  • Via de Acesso ao Avepark 2
  • Via de Acesso ao Avepark 3
Localização
A empreitada localiza-se no distrito de Braga, concelho de Guimarães, freguesia de Silvares. Do ponto de vista de divisão territorial (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos), o referido concelho pertence à NUT III – Ave, NUT II – Norte e NUT I – Portugal Continental.
Extensão
A intervenção estende-se ao longo de cerca 470,50 metros, aproximadamente ao km 40+800 da ER206, na rotunda de ligação à A11, em Guimarães.

Âmbito da Intervenção

A presente intervenção tem por base, especificamente, o desnivelamento das vias esquerda e separador central da ER206 (no eixo A11-Guimarães) sobre a rotunda existente, aproximadamente ao km 40+800, através da construção de um Túnel e execução de duas obras de arte – Passagens Inferiores, PI 1 e PI 2, para rematerialização da rotunda à superfície. A solução estrutural adotada para estas Passagens Inferiores consiste na execução de uma laje em betão armado apoiadas em cortina de estacas em betão armado. A contenção dos terrenos das escavações também é feita através de uma cortina de estacas de diâmetro de 800 mm.

As características geométricas a adotar para o desnivelamento, serão compostas pelo seguinte perfil transversal tipo: 2 vias de 4,00m, separadas por um separador central com 0,60m e berma interior de 1,00m, sendo as bermas direitas constituídas por 1,00m de largura.

Está também prevista a desmontagem da passagem superior de peões e montagem de uma nova estrutura metálica, para substituição da antiga.

Benefícios

  • Aproximar o AVEPARK - Parque de Ciência e Tecnologia das Taipas de eixos que constituem uma malha essencial para o transporte de pessoas e mercadorias, tendo como foco a A11;

  • Alcançar uma melhoria e facilidade das condições de acesso, segurança e circulação na principal rede viária dos arredores da cidade de Guimarães;

  • Promover e favorecer a conexão do território, minimizando os atuais constrangimentos de tráfego;

  • Constituir-se como um referencial urbanístico, contribuindo para a estruturação do território e legibilidade da sua ocupação.