IP participou no MiniMO no Museu Nacional Ferroviário

Património
Rodovia
Eventos
Ferrovia
  • Workshop IP Património no MiniMo - Foto 1
  • Workshop IP Património no MiniMo - Foto 2
  • Workshop IP Património no MiniMo - Foto 3

A Infraestruturas de Portugal (IP) participou no MiniMO - Encontro Ibérico de Modelismo Ferroviário que aconteceu no dias 3 e 4 de junho no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.

O MiniMo - Encontro Nacional de Modelismo Ferroviário - regressou pelo segundo ano ao Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento,  nos dias 3 e 4 de junho. Foi uma grande festa de modelismo, com centenas de metros de módulos e de composições, que contou com a participação de clubes, associações, praticantes, lojas, curiosos e amantes do Modelismo Ferroviário de norte a sul do país e também representações de Espanha e França.

Este encontro reuniu mais de meia centena de amantes e aficionados do modelismo ferroviário para ver mais de 150 metros de módulos, representando estações, apeadeiros, cidades, paisagens reais e outras fruto da imaginação dos próprios modelistas. Foram observadas manobras de inversão, ultrapassagem ou cruzamento de comboios, bem como manobras de carga e descarga de mercadorias. 

Nesta segunda edição, o Museu Nacional Ferroviário juntou-se aos modelistas e apresentou uma área com várias maquetas e composições, peças que habitualmente encontram-se em reserva museológica.

Durante o evento, todas os interessados puderam visitar o Museu, conhecer o fantástico mundo dos comboios em miniatura, viajar a bordo do Minicomboio, experimentar conduzir uma locomotiva elétrica no Simulador de Condução Ferroviária, bem como participar em vários passatempos e oficinas para as famílias.


Workshop IP Património - "Os quadradinhos mágicos de Eduardo Nery"


A IP Património, empresa participada do grupo IP, desenvolveu um workshop dedicado às famílias no dia 3 de junho, intitulado “Os quadradinhos mágicos de Eduardo Nery”.

Nesta atividade, orientada por Paula Azevedo e Lara Rodrigues, os participantes foram convidados a desenhar um módulo de azulejo único. Esta ideia foi inspirada nos azulejos desenhados por Eduardo Nery que originou múltiplas combinações, concebidos para os 62 painéis de azulejos que estão nas plataformas de passageiros da Estação Ferroviária de Contumil

Esta obra de património azulejar é composta por diferentes desenhos sem repetir nenhum, sempre com afinidades visuais, evitando roturas ou mudanças bruscas de desenho, de composição e até de escala visual.

Ao mesmo tempo, os interessados puderam levar para casa uma maquete da estação ferroviária de Castelo de Vide, estação do Ramal de Cáceres. Esta estação tem azulejos do pintor português já falecido Jorge Colaço.

Saiba mais sobre o evento no site oficial e no site do Museu Nacional Ferroviário.