Estação de Contumil

Oportunidades

Foi recentemente concluída uma ação de conservação e restauro dos painéis azulejares da Estação de Contumil, entroncamento das Linhas de Leixões e Minho. 

Estes painéis encontravam-se afetados por três patologias: lacuna por furto ou queda, linhas de fratura/fissura e empolamento, situação que colocava alguns dos azulejos em risco iminente de queda.

Face à crescente aceleração da degradação foram analisados todos os casos passiveis de correção, quer por substituição, quer por restauro de azulejos fraturados.

Os trabalhos consistiram, numa primeira fase, no registo e mapeamento gráfico, de modo a apurar quantidades por cada tipo de azulejo. Identificados os azulejos, recorreu-se ao depósito de reserva (azulejos sobrantes da construção da estação) para efetuar uma triagem. Os azulejos empolados e fragmentos de azulejos fraturados por tentativa de furto ou vandalismo foram removidos.

Na intervenção foram igualmente asseguradas a limpeza de face nobre e tardoz, colagens consolidações pontuais, picagem ou regularização do suporte, assentamento e refechamento de juntas.

Esta intervenção, de custos controlados, esteve a cargo do Centro Operacional de Manutenção Norte – Especialidade de Edificações da Direção de Gestão da Rede Ferroviária e visou a preservação e salvaguarda do conjunto azulejar, contribuindo para a qualificação e valorização deste importante património da Infraestruturas de Portugal.
 
Um pouco de história
A Estação Ferroviária de Contumil possui 130 painéis azulejares, da autoria de Eduardo Nery. Os painéis datam de 1993/94 e são constituídos por azulejo padrão de combinações múltiplas, com base em 65 desenhos diferentes. O facto de não existir repetição permite uma afinidade de painel para painel, evitando mudanças radicais de composição ou escala visual, fator preponderante para a leitura de conjunto para quem viaja no comboio (rápida perceção e movimento).

A base do desenho é de 1966, tendo este sido enriquecido pela combinação de três cores. O uso destas cores permitiu criar barras verticais, sem alteração de desenho, o que ajuda na projeção dos painéis, garantindo visões distintas, independentemente da distância.