IP galardoada nos Prémios SOS Azulejo 2021

Corporativo
Ferrovia
Património
  • IP galardoada nos Prémios SOS Azulejo 2021
  • IP galardoada nos Prémios SOS Azulejo 2021
  • IP galardoada nos Prémios SOS Azulejo 2021
  • IP galardoada nos Prémios SOS Azulejo 2021
  • IP galardoada nos Prémios SOS Azulejo 2021
  • IP galardoada nos Prémios SOS Azulejo 2021

A Infraestruturas de Portugal foi galardoada com o Prémio SOS Azulejo 2021, na categoria de Divulgação, numa cerimónia que decorreu hoje, dia 24 de maio, no Palácio Marquês da Fronteira em Lisboa.

Este prémio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela IP na criação e publicação de quatro Rotas dos Azulejos, duas de autor e duas de localização, nomeadamente a Rota Autoria Jorge Colaço, Rota Autoria Gilberto Renda, Rota Linha do Minho e Ecopista do Minho e Rota Linha do Norte | Lisboa Santa Apolónia - Carregado.

As Rotas dos Azulejos são um convite às descoberta e compreensão do património patente em inúmeras estações da rede ferroviária nacional e em muitas estradas sob gestão da IP. Em cada Rota fica-se a conhecer as estações na rede ferroviária, a história das linhas, os principais factos cronológicos, e são apresentados com detalhe os azulejos, com informação sobre cada painel, as fábricas envolvidas no processo, as notas biográficas dos artistas plásticos e informação bibliográfica.

Os Prémios SOS Azulejo são uma iniciativa do Museu de Polícia Judiciária e destinam-se a galardoar os melhores trabalhos, projetos, estudos, contributos, obras e ações de proteção e valorização do património azulejar português e/ou de origem/tradição portuguesa, a título individual, institucional ou coletivo, que tenham decorrido até ao final de 2021.

 

Esta foi a primeira rota de autoria dedicada ao pintor Jorge Colaço e apresenta o seu trabalho em nove estações da Rede Ferroviária Nacional e algumas das antigas casas de cantoneiros, em parceria com a CP - Comboios de Portugal. 

Foi lançada no Dia Nacional do Azulejo, a 6 de maio de 2020.

 

Viagem virtual para conhecer o património azulejar da Linha e Ecopista do Minho, a primeira Rota Localização, apresenta o património azulejar para a totalidade das estações da Linha do Minho e da Ecopista do Minho (ex-Ramal de Monção). 

Foi lançada no Dia Nacional de Azulejo, a 6 de maio de 2021.

 

No âmbito das comemorações dos 165 Anos do Caminho-de-Ferro em Portugal foi apresentada a Rota dedicada à Linha do Norte, que convida à descoberta do extenso património azulejar, artístico, histórico e cultural entre Lisboa Santa Apolónia e o Carregado, primeiro troço da ferrovia portuguesa. 

Esta é a segunda Rota Localização, e foi lançada no dia 28 de outubro de 2021.

 

A segunda Rota Autoria, apresenta o trabalho do pintor Gilberto Renda para oito estações da rede ferroviária nacional. Uma viagem virtual pelo trabalho deste artista na ferrovia, Mestre de pintura da Fábrica Sant’Anna, onde trabalhou desde anos 20 aos anos 70, do século XX, tendo obtido grande destaque na feitura de painéis de azulejo artístico.

Na obra “Aspectos Azulejares na Arquitectura Ferroviária Portuguesa”, trabalho fundamental que analisa a criação artística e decorativa azulejar mais significativa existente nas estações de caminho-de-ferro de Portugal, inventariam-se, deste pintor, perto de uma centena de painéis figurativos, produzidos na Fábrica Sant’Anna. 

Foi lançada no dia 18 de dezembro de 2021, para comemoração dos 137 anos do nascimento do pintor.

 

 

A próxima Rota, anunciada no dia 6 de maio de 2022, estará disponível online brevemente, e será a terceira Rota Localização dedicada ao património artístico (azulejar e escultórico) das quinze estações da Travessia Ferroviária Norte-Sul. 

As intervenções artísticas realizadas neste percurso exibem uma linguagem arquitetónica semelhante, onde podemos apreciar o traço da modernidade e conhecer a obra de diversos autores contemporâneos: um símbolo do futuro da ferrovia sem esquecer a sua história.