Uma medida de compensação ambiental, no âmbito da nova ligação ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia, que melhorará as condições de acolhimento da espécie Francelho/Peneireiro-das-Torres.
No dia 13 de maio, a IP entregou sete caixas-ninho ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), para o Francelho/Peneireiro-das-Torres, no âmbito da nova ligação ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia, do Corredor Internacional Sul. A IP esteve representada por Cândida Castro, da Direção de Engenharia e Ambiente, da área de Projetos e Apoio à Obra, que assegura a gestão técnica do contrato, estando a gestão contratual a cargo da Direção de Monitorização de Empreendimentos.
A aquisição e instalação de cavidades artificiais (caixas-ninho) para o peneireiro-das-torres/francelho, num total de 13 ninhos, foi adjudicada à empresa Mãe d'água, Lda., dando cumprimento à Medida de Compensação #1 - Melhoria das condições de acolhimento do Francelho/Peneireiro-das-Torres, com base na experiência adquirida com os projetos LIFE, prevista no Despacho nº 1025-B/2018 de 26 de janeiro, emitido no âmbito do processo de Avaliação de Impacte Ambiental da Nova Ligação Ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia do Corredor Internacional Sul.
A primeira campanha de instalação de seis caixas-ninho no Monte dos Pereiros, localizado na Zona de Proteção Especial (ZPE) de Vila Fernando, decorreu em fevereiro deste ano. A entrega das restantes caixa-ninho foi acordada entre o ICNF e a IP, para instalação na ZPE de S. Vicente, permitindo robustecer a ação de conservação desta espécie - Francelho/Peneireiro-das-Torres – através da disponibilização de mais locais de nidificação nas áreas pelas quais as colónias mostram preferência.
A monitorização e avaliação da eficácia da implementação das principais medidas compensatórias previstas no Despacho nº 1025-B/2018 de 26 de janeiro está a ser efetuada no âmbito do "Plano de Gestão Ambiental de Medidas de Compensação”, elaborado pela empresa Arqpais, Lda.
As medidas compensatórias visam a mitigação e compensação dos impactes ambientais, gerados pela construção da nova ligação ferroviária na ZPE da Torre da Bolsa. Estas atividades inserem-se no âmbito das Ações 2014-PT-TM-0627-M e 2016-PT-TMC-0059-M, comparticipadas pelo Programa Connecting Europe Facility (CEF).
A presente publicação é da exclusiva responsabilidade do autor. A União Europeia não se responsabiliza pela eventual utilização das informações nela contidas.