Instaladas caixas ninho na ligação ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia

Ambiente e Sustentabilidade
Ferrovia
  • caixas ninho
  • caixas ninho
  • caixas ninho

Uma medida de compensação ambiental, no âmbito da nova ligação ferroviária do Corredor Internacional Sul, que melhorará as condições de acolhimento da espécie Francelho/Peneireiro-das-Torres.

A Infraestruturas de Portugal contratou a aquisição e instalação de 13 caixas-ninho para o Peneireiro-das-Torres/Francelho, dando cumprimento à Medida de Compensação nº1 - "Melhoria das condições de acolhimento do Francelho/Peneireiro-das-Torres" - com base na experiência adquirida com os projetos LIFE, prevista no Despacho nº 1025-B/2018 de 26 de janeiro, emitido no âmbito do processo de Avaliação de Impacte Ambiental, no âmbito da nova ligação ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia, do Corredor Internacional Sul.

As primeiras seis caixas-ninho foram instaladas durante a primeira quinzena de fevereiro, no Monte dos Pereiros, localizado na Zona de Proteção Especial (ZPE) de Vila Fernando, concelho de Elvas, e serão agora objeto de monitorização. As restantes sete serão disponibilizadas ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade que tem vindo a acompanhar a operacionalização do Plano de Gestão de Medidas Compensatórias, que as instalará na próxima época, na ZPE de São Vicente. 

Esta opção, articulada entre as duas entidades, permitirá robustecer a ação de conservação da espécie, através da disponibilização de mais locais de nidificação nas áreas pelas quais as colónias mostram preferência

Ainda no âmbito do "Plano de Gestão Ambiental de Medidas de Compensação” está a ser efetuada a monitorização e avaliação da eficácia da implementação das principais medidas compensatórias, previstas no Despacho nº 1025-B/2018, de 26 de janeiro, que visam a mitigação e compensação dos impactes ambientais gerados pela construção desta nova ligação ferroviária na ZPE da Torre da Bolsa.

Estas atividades inserem-se no âmbito das Ações 2014-PT-TM-0627-M e 2016-PT-TMC-0059-M, comparticipadas pelo programa Connecting Europe Facility (CEF).

UE

 
A presente publicação é da exclusiva responsabilidade do autor. A União Europeia não se responsabiliza pela eventual utilização das informações nela contidas.