Iniciada a 2ª fase da obra da Variante à EN14

Rodovia
Geral
  • vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, na assinatura do auto de consignação
  • EN14
  • Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, na assinatura do auto de consignação

A presente empreitada corresponde a um troço com cerca de 10 quilómetros, entre a Via Diagonal, na Maia, e a Interface Rodoferroviário da Trofa. O investimento é de cerca de 32 milhões de euros.

Iniciou-se hoje, dia 31 de março, a 2ª fase da empreitada da Variante à EN14, entre a Via Diagonal, na Maia, e a Interface Rodoferroviário da Trofa.

Na cerimónia de assinatura do auto de consignação estiveram presentes o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, o presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes. Em representação do consórcio Gabriel A.S.Couto/M.Couto Alves, responsável pela execução da obra, esteve Tiago Rico Couto.

Com um investimento de cerca de 32 milhões de euros, a obra corresponde a um troço com cerca de 10 quilómetros (km), com um perfil transversal tipo 1x1 vias, iniciando-se no Nó com a Via Diagonal, construído na primeira fase, terminando na Rotunda da Interface Rodoferroviário da Trofa já existente. 

As três ligações à rede viária local previstas são do tipo rotunda, nas seguintes localizações:

  • na EN318 na proximidade das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça;
  • na atual EN14, localidade de Lantemil;
  • na Interface Rodoferroviário da Trofa (existente) que permitirá a futura continuidade da Variante à EN14 para Norte.

No que respeita a Obras de Arte correntes, serão construídas quatro Passagens Superiores, uma das quais pedonal, e duas Passagens Agrícolas.

Relativamente a Obras de Arte especiais, serão construídos quatro viadutos e uma ponte, numa extensão total de 2.000 metros: 

  • Viaduto sobre a Ribeira do Arquinho, com 374 metros;
  • Viaduto de Vilares, com 264 metros;
  • Viaduto das Covas, com 180 metros; 
  • Viaduto sobre o Vale de S. Roque, com 472 metros;
  • Ponte sobre o Rio Trofa, com 750 metros.

Serão também promovidos sete restabelecimentos de vias municipais, preconizando-se, na maioria dos casos, a melhoria das suas características em termos de perfil transversal. Os Nós, e respetivas rotundas, serão dotados de iluminação.

Esta empreitada faz parte do conjunto de sete obras já lançadas no âmbito do "Plano de Recuperação e Resiliência” (PRR) que, no total, correspondem a um investimento de 63 milhões de euros.

Recorda-se que a Infraestruturas de Portugal (IP) já assinou os três contratos de financiamento com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, num total de 394,8M€.


Requalificação da atual EN14 e a nova Variante


O empreendimento da EN14 liga os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Trofa e Maia, através da beneficiação e requalificação da atual EN14 e da nova Variante.

Faz igualmente parte deste empreendimento a Interface Rodoferroviária da Trofa, um lanço com 1,3 km executado no âmbito da empreitada de construção da variante ferroviária da Trofa, que incluiu, entre outros trabalhos, o Túnel e a Nova Estação desta sede de concelho.

Entre maio de 2018 e julho de 2019, foi executada a empreitada de requalificação da EN14, no limite Sul do concelho de Vila Nova de Famalicão. Teve um investimento associado de 3,2 milhões de euros, numa extensão de 4 km, e envolveu os seguintes trabalhos:

EN14 – Beneficiação do troço entre Santana e Vitória

  • Extensão 2,5 quilómetros;
  • Reabilitação integral do pavimento;
  • Construção de novos passeios e a reabilitação dos existentes;
  • Criação de gares para paragem de transportes coletivos de passageiros;
  • Reformulação e melhoria das condições de articulação com rede viária municipal existente.

EN14 – Duplicação do troço entre Vitória e a ligação à Variante de Famalicão

  • Extensão 1,5 quilómetros;
  • Alargamento da plataforma para 2 X 2 vias com separador central;
  • Construção de rotunda para articulação com a R. Rodrigues Sampaio e R. da Vitória;
  • Reabilitação integral do pavimento;
  • Construção de passeios;
  • Criação de Vias coletoras para acesso ao estacionamento junto às zonas comerciais;
  • Implantação de abrigos nas paragens de transportes coletivos de passageiros;
  • Instalação de semáforos para controlo de velocidade e travessia de peões.

Rotunda de Santana 

Com o objetivo de potenciar o efeito dinamizador das Unidades Industriais sediadas no território, em setembro deste ano, a IP e o Município de Vila Nova de Famalicão estabeleceram um aditamento ao acordo de gestão, e promoveram a construção de uma nova rotunda na EN14.
Esta nova ligação, denominada Rotunda de Santana, assegura a articulação da EN14 com a via de acesso à Área Empresarial Famalicão Sul – Lousado.


1ª fase da EN14 concluída em dezembro de 2020


Entre maio de 2019 e dezembro de 2020 foram realizados os trabalhos de construção da designada empreitada “EN14 – Maia (Nó do Jumbo) / Interface Rodoferroviária da Trofa – 1.ª Fase – Nó do Jumbo / Via Diagonal / Interface Rodoferroviária da Trofa”.

Numa extensão de 1,8 km e um investimento de 5,2 milhões de euros no reforço da mobilidade, das condições de circulação e segurança rodoviária das populações e melhoria da acessibilidade para as empresas às áreas de empresariais sediadas na zona, foram realizados os seguintes trabalhos:

  • criação de uma plataforma rodoviária constituída por uma via por sentido com 3,50 metros de largura, mais 1,50 metros de berma;
  • construção de quatro rotundas, de modo a assegurar a ligação com a rede viária local existente, onde se destacam a reformulação do Nó do Jumbo e a construção do Nó com a Via Diagonal;
  • execução de restabelecimentos à rede viária local através da reposição de arruamentos;
  • construção de quatro Passagens Superiores, uma das quais pedonal, e duas Passagens Agrícolas.

Empeitada final do Empreendimento da EN14


Em fase de conclusão do processo ambiental, encontra-se a empreitada que concluirá o empreendimento, a “Variante à EN14 lanço Interface Rodoferroviária/Santana (EN14), incluindo nova Ponte sobre o Rio Ave”.

Com uma extensão de 2,4 km e um investimento associado de 8 Milhões de euros, esta obra pretende eliminar os constrangimentos  no atravessamento do centro urbano da Trofa e da travessia do Rio Ave, através da construção de uma Nova Ponte na sua zona mais estreita, melhorar as acessibilidades ao Hospital da Trofa e à Estação de caminho-de-ferro, diminuir os tempos de percurso para o tráfego com destino ao tecido industrial e comercial existente implantado nas margens do rio e reabilitar as margens do Rio Ave.

Este projeto prevê ainda a construção de quatro rotundas para melhoria das acessibilidades e um conjunto de restabelecimentos desnivelados para garantia da mobilidade das populações. A nova ponte, com 163 metros de extensão, será construída na zona de Carqueijoso ligeiramente a Norte do Hospital da Trofa, cerca de 1 km a montante da atual ponte sobre o Rio Ave na EN14.

As intervenções no corredor da EN14, entre Maia e Vila Nova de Famalicão, visam melhorar as condições de segurança e acessibilidade numa zona densamente povoada e com grande dinâmica empresarial, mas fortemente condicionada pelo elevado grau de congestionamento e pressão marginal que caraterizam a atual Estrada Nacional.

As especificidades intrínsecas das zonas atravessadas, que implicam necessariamente soluções adequadas, assim como os diferentes estágios de desenvolvimento dos projetos de execução, levaram à subdivisão das intervenções em três lanços principais: “Maia/Trofa”, “Variante à Trofa” e “Trofa/Vila Nova de Famalicão”.

O investimento neste corredor é prioritário, e vai além de solucionar apenas os problemas de fluidez de tráfego, mas também contribuir para:

  • aproximar a indústria aos eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias, tendo como foco a rede de autoestradas que caracteriza a envolvente (A3, A7 e A28);
  • potenciar a Zona de influência do Aeroporto Sá Carneiro e do Porto de Leixões;
  • melhorar a articulação com as infraestruturas ferroviárias.

 

PRR