Sinistralidade Rodoviária

Evolução da Sinistralidade na Rede Rodoviária IP
 

Na última década Portugal registou progressos consideráveis na redução da sinistralidade rodoviária, verificando-se em 2021 uma redução para 390 vítimas mortais.

A Rede IP acompanhou essa tendência até 2016, evidenciando-se como a rede rodoviária com uma redução mais significativa da sinistralidade nos últimos dez anos, apesar de entre 2016 a 2018 se ter registado um incremento.

Nos últimos vinte anos (2002-2021) o número de vítimas mortais em Portugal reduziu 73%, e na rede IP a redução foi de 83%.

Salienta-se que a pandemia de COVID-19, teve um efeito significativo na redução da sinistralidade rodoviária na rede IP em 2020 e 2021. Essa redução face a 2019, histórica na série de dados desde 2007, foi fortemente influenciada pela adoção de medidas excecionais e temporárias de restrição da circulação durante o ano de 2020 e 2021 pelo Governo português para atender à situação epidemiológica do coronavírus.
 

Sinistralidade da Rede IP em Portugal

Portugal e a Europa
Terceiro Conteudo

Portugal tem vindo a fazer muitos progressos ao nível da redução da sinistralidade rodoviária, registando em 2021 um número apenas 18% acima da média UE27. Recorde-se que há vinte anos, Portugal tinha três vezes mais vítimas mortais por milhão de habitante.

Para esta redução contribuíram os investimentos realizados nas últimas décadas, nomeadamente, a execução do PRN2000 que passou de uma taxa de execução de 23,0% para 74,0%.
 
Parte do sucesso desta evolução deve-se à atuação da IP na infraestrutura rodoviária, tal como a evolução da segurança dos veículos e as políticas adotadas por Portugal e a União Europeia na redução da sinistralidade rodoviária.
 
Na imagem em baixo, salienta-se a evolução da média dos 27 Estados Membros da União Europeia do número de vítimas mortais por milhão de habitantes, face ao registo de Portugal em 2021.

Número de vítimas mortais por milhão de habitantes

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