Seminário “Modernização da Linha da Beira Alta”

Eventos
Ferrovia
  • Seminário

O investimento numa Linha que se reveste de elevada importância na requalificação da Rede Ferroviária Nacional, será explicado e debatido no dia 4 de maio, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde.

A Infraestruturas de Portugal (IP) promove no dia 4 de maio, às 15 horas, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, o Seminário “Modernização da Linha da Beira Alta”, integrada no Corredor Internacional Norte. 

Um evento onde será debatida a importância deste investimento - cerca de 500 milhões de euros - numa Linha que se reveste de elevada importância na requalificação da Rede Ferroviária Nacional e que garantirá aos passageiros e às mercadorias um transporte ferroviário mais eficiente nas ligações ferroviárias inter-regionais, bem como na ligação a Espanha e restante Europa.

Um Seminário que terá transmissão no canal Youtube da IP e que contará, na sessão de abertura, com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, e do presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Pessoa de Almeida. 

Durante a sessão o diretor de Empreendimentos da IP, José Carlos Clemente, explicará a intervenção de modernização na Linha da Beira Alta. No debate com os stakeholders participarão o presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Nuno Araújo, o diretor executivo da Associação Portuguesa de Empresas Ferroviárias, Miguel Rebelo Sousa, o presidente executivo da Associação dos Transitários de Portugal, António Nabo Martins e o diretor de produção centro da CP-Comboios de Portugal, Hermenegildo Rico.

O consultor coordenador da unidade técnica de Prospetiva e Planeamento da PlanAPP, Francisco Furtado, abordará temática da Linha da Beira Alta no contexto do Corredor Atlântico. 

O vice-presidente da CP, Pedro Moreira, e o vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, encerrarão o Seminário.