A Infraestruturas de Portugal consignou os trabalhos da empreitada de Modernização do troço entre Espinho e Vila Nova de Gaia, na Linha do Norte, no seguimento do visto do Tribunal de Contas, que representa um investimento no valor de 55,3 milhões de euros.
Este investimento integra o programa Ferrovia 2020 - Corredor Norte-Sul com um financiamento comunitário previsto de 85%.
Com a execução desta empreitada haverá um conjunto de benefícios económicos muito significativos, tanto para as pessoas como para as empresas.
- Prevê-se uma diminuição dos acidentes, com a eliminação de todas as passagens de nível existentes neste troço, aumentando a segurança e a fiabilidade do serviço ferroviário e da mobilidade.
- Com as intervenções nas plataformas, nomeadamente o seu alteamento, alargamento e aumento do seu comprimento, espera-se uma melhoria no conforto e segurança dos passageiros, dotando as estações de melhores acessibilidades.
- Haverá igualmente ganhos para o transporte de mercadorias, com a criação de duas vias de resguardo eletrificadas com 750 metros de extensão, aumentando assim a capacidade da via.
A empreitada tem um prazo de 660 dias e visa a modernização de um troço com cerca de 14 quilómetros, utilizado por mais de 1000 comboios de passageiros e de mercadorias por semana e abrange a execução dos seguintes trabalhos:
- Substituição integral da superestrutura de via;
- Alteração do layout das estações da Granja e de Vila Nova de Gaia;
- Substituição integral de um trecho de catenária com 8 km de extensão;
- Substituição integral do sistema de catenária entre o km 318,600 e o km 327,000, renovação integral dos postos de catenária, substituição da zona neutra de Aguda e adaptação da catenária nas estações de Vila Nova de Gaia e da Granja, resultante das alterações dos layout das mesmas;
- Eliminação de todas as passagens de nível existentes neste troço (rodoviárias e pedonais), e de atravessamento de nível entre plataformas em estações, através da construção 17 desnivelamentos;
- Renovação de dois desnivelamentos existentes;
- Alteamento e alargamento de plataformas de acesso de estações e apeadeiros;
- Criação de duas vias de resguardo eletrificadas com 750 metros de extensão, para aumento da capacidade da via no transporte de mercadorias;
- Instalação de novos órgãos de drenagem;
- Instalação do sistema de retorno de corrente de tração e terras de proteção;
- Vedação do canal ferroviário.
Na empreitada serão implementados os Planos de Contingência de mitigação da situação epidemiológica provocada pela Covid-19, definidos pela IP e pela empresa que irá executar os trabalhos.
A intervenção que agora se inicia insere-se no programa Ferrovia 2020 – Corredor Norte-Sul, mais concretamente na modernização do troço Ovar (Válega) – Gaia, que representa um investimento global de cerca de 166 milhões de euros.
Esse valor inclui, além da empreitada agora consignada, uma empreitada sequente na Linha do Norte, entre Ovar (Válega) e Espinho (com projeto de execução em curso), bem como, uma Renovação Integral de Via, já concluída em 2018, entre Valadares e Gaia.
Para o valor global, contribuem ainda os materiais (cerca de 27 milhões de euros para carril, travessas e aparelhos de via), fiscalização, gestão e coordenação de segurança em obra, projetos e expropriações e, ainda, os trabalhos de Sinalização e Telecomunicações em curso – Lote A.
A intervenção no Corredor Norte – Sul, onde se inclui o este troço de via, destina-se a tornar o serviço ferroviário mais competitivo e eficiente no transporte de passageiros e mercadorias e reforçar a ligação entre o Norte e o Sul do país.
A presente ação integra a candidatura aprovada no âmbito do COMPETE 2020, contrato POCI-04-2655-FC-000004 - “Linha do Norte - Modernização do Troço Ovar - Gaia”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.