Prolongamento da sua vida útil e reforço dos fatores de segurança tendentes à melhoria das condições de circulação nos troços correspondentes.
No dia 27 de agosto de 2024 foi consignada a empreitada designada «EN241, km 013,555, Passagem Hidráulica; EN2, km 368,540, Passagem Hidráulica – Reforço ou Substituição das Obras de Arte», situada no distrito de Castelo Branco, nos concelhos de Proença à Nova e Vila de Rei.
A presente empreitada, que representa um investimento de 849.416,07€ e que terá uma duração de cerca de 7 meses, tem como finalidade reforçar e substituir as Obras de Arte (Passagens Hidráulicas), prolongando a sua vida útil e reforçando os fatores de segurança tendentes à melhoria das condições de circulação nos troços correspondentes.
Na Passagem Hidráulica (PH) da EN2 está previsto:
- Reforço interno ao longo de todo o perímetro do arco e comprimento da PH, garantindo a capacidade estrutural;
- Revestimento do canal a jusante com gabiões e enrocamento argamassado, reduzindo a velocidade de escoamento à saída da PH;
- Reabilitação de muros ala existentes;
- Execução de caleiras de descida de talude, junto aos muros ala;
- Limpeza e regularização da linha de água a montante da PH na extensão de 10 m.
Relativamente à PH da EN241, está prevista a sua demolição e substituição por uma estrutura em betão armado.
Os principais trabalhos a realizar são terraplanagens, drenagens, pavimentação, obras acessórias, equipamentos de sinalização e segurança, obras de arte integradas e diversos.
Condicionamentos
Em termos de condicionamentos, durante o prazo da empreitada está prevista a possibilidade de limitação de velocidade máxima permitida na circulação durante os trabalhos de reforço da PH na EN2, bem como de implementação de sinalização complementar de aviso de entrada/saída de máquinas afetas à obra.
No que concerne à demolição e substituição da PH na EN241, está prevista a implementação de um desvio provisório, devidamente sinalizado no local.