Reabilitação e reforço sísmico do Viaduto Duarte Pacheco

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Investimento de cerca de 6,9 milhões de euros no reforço da segurança e mobilidade. 

No âmbito da empreitada de reabilitação e reforço sísmico do Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa, foi já executado um vasto conjunto de trabalhos.

Ao nível do tabuleiro rodoviário, foram concluídos os trabalhos de substituição das juntas de dilatação e de pavimentação. No que respeita ao reforço sísmico, foram já terminados os trabalhos para o reforço das pilastras e dos diafragmas de reforço, bem como os trabalhos referentes à reabilitação e reforço sísmico do encontro do lado de Cascais. A pintura do arco do lado de Cascais foi também já concluída.

A empreitada de reabilitação e reforço sísmico do Viaduto Duarte Pacheco envolve um investimento de perto de 6,9 milhões de euros e tem a sua conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2024. Esta intervenção tem como objetivo melhorar a condição estrutural do Viaduto Duarte Pacheco, através da implementação do reforço sísmico, da reparação localizada da estrutura, da reabilitação geral das pilastras dos Pilares 2 e 3, da repavimentação da plataforma rodoviária e da aplicação de proteção geral das superfícies de betão e dos elementos metálicos.

Trata-se de um investimento da IP na beneficiação do estado de conservação e reforço da durabilidade estrutural, promovendo a melhoria dos níveis de conforto, mobilidade e segurança rodoviária dos milhares de automobilistas que diariamente circulam sobre o Viaduto Duarte Pacheco e também de todos os automobilistas e utilizadores do caminho de ferro, que cruzam sob esta emblemática infraestrutura da cidade de Lisboa.


Viaduto Duarte Pacheco


Inaugurado em 28 de maio de 1944, o Viaduto Duarte Pacheco tem 355,10m de desenvolvimento entre eixos dos encontros.

A estrutura, integralmente realizada em betão armado, divide-se em cinco partes:

  • Duas passagens superiores em arco (arcos laterais), uma sobre a linha de caminho de ferro e outra sobre a Avenida do Parque Florestal de Monsanto;
  • Dois viadutos com uma extensão de 85,80m entre eixos;
  • Uma passagem superior central (arco central) sobre a Avenida de Ceuta.