Reabilitação de estruturas de contenção e taludes na EN8

Alertas / Avisos / Condicionamentos
Conservação e Manutenção
Rodovia
  • Reabilitação de estruturas de contenção e taludes na EN8: fotografia 1

Iniciou no dia 11 de março a empreitada na EN8, de Reabilitação de estruturas de contenção e taludes, situada no concelho de Loures, distrito de Lisboa.

A empreitada, no valor de investimento de cerca de 934 mil euros, tem como objetivo a estabilização do talude e a reposição das condições de segurança e circulação da via. 

Esta intervenção desenvolve-se na EN8, que possui 1 x 2 vias com cerca de 7 m de largura, sem bermas, em perfil misto de meia encosta. O aterro incide sobre um troço com aproximadamente 100 m de extensão, a jusante do aterro da estrada (lado direito), com uma altura de cerca de 40 m e uma inclinação muito acentuada até ao Rio Loures. 

Os trabalhos incluem a execução de um muro tradicional em betão armado com 0,40 m de espessura e uma altura variável entre 3 e 4 m, executado de baixo para cima, e sapata descentrada para o interior, prevendo-se para a fundação do muro a utilização de microestacas de varão inclinadas e verticais. As microestacas atuarão ainda como elementos de reforço na garantia das condições de estabilidade do muro.

Durante a obra será necessário condicionar o tráfego, através da implementação da circulação alternada com utilização de dispositivos luminosos (semaforização), durante o período da intervenção.