A Infraestruturas de Portugal (IP) informa que na reunião que teve lugar com responsáveis da Câmara Municipal do Porto, ficou estabelecido o seguinte:
Confirma-se que se tratou de desprendimento de fragmentos de betão/argamassa de revestimento das vigas do tabuleiro, os quais não constituem elementos estruturais da Ponte da Arrábida.
Apesar de serem de pequena dimensão, pela altura de queda e posição, a situação representa risco de danos aos utilizadores da avenida marginal, pelo que a Câmara encerrou esta via à circulação até indicação por parte da IP de que pode ser reaberta em segurança.
A IP já procedeu à contratação de uma plataforma bybridge que permitirá dar início aos trabalhos de remoção controlada do betão destacado, no sentido de garantir a segurança da circulação sob a Ponte da Arrábida.
Este trabalho será iniciado ainda hoje, dia 15 de maio, a partir das 22:00 Horas, com conclusão prevista para as 06:00 Horas.
Apenas com o desenvolvimento da intervenção será possível aferir com detalhe se existirá necessidade de prolongar este trabalho por mais noites.
Foi também coordenada com as forças de autoridade a implementação do corte de via direita nos dois sentidos do tráfego sobre o tabuleiro da Obra de Arte no horário referido.
Posteriormente, em data a programar com a Câmara Municipal do Porto, serão executados os trabalhos de reparação do revestimento inferior do tabuleiro da ponte.