Projeto Roboshot@FRC no 1º WORKSOP BIM/SIG

Ferrovia
Inovação
  • Roboshot@FRC

IP faz parte do consórcio que está a desenvolver uma nova geração de cabeça de projeção, suportada num braço robótico, capaz de aplicar vários tipos de betão reforçado com fibras (BRF) em túneis.

Decorreu nos passados dias 3 e 4 de março o 1º Workshop BIM/SIG, organizado pela Comissão Portuguesa de Geotecnia nos Transportes e Comissão Portuguesa de Túneis, focado nas infraestruturas lineares e geotécnicas.

Neste evento a IP, representada por Hugo Patrício da Direção de Asset Management, apresentou o projeto de I&D Roboshot@FRC, financiado pelo P2020 / Compete 2020, que se encontra na sua fase final de execução.

O projeto pretende desenvolver uma nova geração de cabeça de projeção, suportada num braço robótico, capaz de aplicar vários tipos de betão reforçado com fibras (BRF) em túneis ferroviários respeitando, de forma automatizada, as exigências do projeto de estabilidade.

Este projeto está a ser desenvolvido em consórcio, liderado pela Leirimetal, contando com a participação da IP, EPOS, TECLIS, Universidade do Minho e Politécnico de Leiria, e compreende 5 áreas de desenvolvimento:

  • Desenvolvimento de plataforma BIM no domínio dos túneis ferroviários
  • Otimização do BRF para a nova tecnologia de projeção
  • Modelos construtivos do BRF
  • Sistema de Gestão e controlo
  • Protótipo da cabeça de projeção

O projeto está organizado em seis atividades técnicas, sendo a IP responsável pelo desenvolvimento da plataforma BIM para caracterização da rede de túneis ferroviários.

Para a modelação BIM em diferentes níveis de detalhe (LoD) serão usados os dados referentes a: 

  • Levantamento topográfico dos 80 túneis da rede ferroviária com a caracterização das seções transversais a cada 10 m
  • Caracterização por laser scanning e georadar 
  • Mapeamento das anomalias (tunnel inspector)

Os dados recolhidos permitem um conhecimento preciso do estado das estruturas dos túneis, os materiais constituintes e os danos existentes, sendo esta uma informação fundamental para a criação dos modelos computacionais que suportam as demais atividades do projeto.
 
O projeto irá culminar no desenvolvimento do sistema de gestão e controlo da cabeça de projeção do betão reforçado com fibras, que será testado num túnel da IP.

 

FEDER