Projeto para a construção do IC31 entre Castelo Branco e Monfortinho

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  • Projeto para a construção do IC31

Com este investimento no âmbito do Plano Nacional de Investimentos – PNI2030, pretende-se melhorar e reforçar a mobilidade rodoviária no interior do país, incrementando as ligações Transfronteiriças.

Foi publicado em Diário da República, o concurso para a desenvolvimento do Projeto de execução da futura ligação rodoviária entre Castelo Branco e Monfortinho. Trata-se de uma nova via que garantirá melhores condições de mobilidade e de segurança, aproximando Região Centro de Portugal a Espanha.

Este projeto integra o Plano Nacional de Investimentos – PNI2030, no âmbito do programa de melhoria das Ligações Transfronteiriças, potenciando o desenvolvimento da mobilidade transfronteiriça e a redução dos custos de contexto, tornando a fronteira um fator de união.

A criação do denominado IC31 – Castelo Branco | Monfortinho será constituído por dois troços distintos, assegurando-se um perfil transversal cuja largura da faixa de rodagem se mantém em toda a sua extensão.

Os dois troços a executar são:

IC31 – A23 / Proença-a-Velha

Com cerca de 25 quilómetros, terá início na A23, perto do quilómetro 133, onde será construído um novo Nó nas proximidades de Alcains, terminando na zona de articulação com o IC31/EN239, a nascente de Proença-a-Velha.

Por se tratar de um traçado caracterizado pela travessia de diversos núcleos urbanos e habitação dispersa, a solução a executar criará uma nova via alternativa que garanta melhores condições de segurança rodoviária aos automobilistas. 

IC31/EN239 – Proença-a-Velha / Monfortinho (Fronteira de Ponte Segura)

Irá desenvolve-se desde o novo traçado do IC31/EN239, a nascente de Proença-a-Velha, até à Fronteira de Ponte Segura em Monfortinho, numa extensão de 35 quilómetros. As intervenções a realizar corrigirão alguma zonas no traçado da EN239, aumentando os níveis de capacidade e segurança rodoviária desta via, o que será conseguido através de:

  • Harmonização do Perfil Transversal Tipo, preconizando a retificação pontual do traçado onde tecnicamente se justifique; 
  • Construção de uma estrada variante ao aglomerado urbano de Medelim;
  • Criação de parques de estacionamento em áreas confinantes com a estrada, permitindo a paragem temporária de veículos, assegurando a desobstrução da via com condições de visibilidade; 
  • Reforço e adequação da sinalização, bem como dos equipamentos de guiamento, balizagem e demarcação, e colocação de novas passadeiras de peões; 
  • Reabilitação dos abrigos para paragens de autocarro;
  • Complementar, reparar e limpar os sistemas de drenagem;
  • Substituir e completar as guardas de segurança, e introduzir dispositivos de proteção a motociclistas; 
  • Aplicação de guarda-corpos para a proteção de peões; 
  • Trabalhos de integração paisagística, limpeza e revestimento de taludes.

Este concurso visa a contratação do desenvolvimento do Projeto de Execução e tem um preço base de 1,8 milhões de euros. Decorre agora a fase de entrega de propostas.