Com este investimento no âmbito do Plano Nacional de Investimentos – PNI2030, pretende-se melhorar e reforçar a mobilidade rodoviária no interior do país, incrementando as ligações Transfronteiriças.
Foi publicado em Diário da República, o concurso para a desenvolvimento do Projeto de execução da futura ligação rodoviária entre Castelo Branco e Monfortinho. Trata-se de uma nova via que garantirá melhores condições de mobilidade e de segurança, aproximando Região Centro de Portugal a Espanha.
Este projeto integra o Plano Nacional de Investimentos – PNI2030, no âmbito do programa de melhoria das Ligações Transfronteiriças, potenciando o desenvolvimento da mobilidade transfronteiriça e a redução dos custos de contexto, tornando a fronteira um fator de união.
A criação do denominado IC31 – Castelo Branco | Monfortinho será constituído por dois troços distintos, assegurando-se um perfil transversal cuja largura da faixa de rodagem se mantém em toda a sua extensão.
Os dois troços a executar são:
IC31 – A23 / Proença-a-Velha
Com cerca de 25 quilómetros, terá início na A23, perto do quilómetro 133, onde será construído um novo Nó nas proximidades de Alcains, terminando na zona de articulação com o IC31/EN239, a nascente de Proença-a-Velha.
Por se tratar de um traçado caracterizado pela travessia de diversos núcleos urbanos e habitação dispersa, a solução a executar criará uma nova via alternativa que garanta melhores condições de segurança rodoviária aos automobilistas.
IC31/EN239 – Proença-a-Velha / Monfortinho (Fronteira de Ponte Segura)
Irá desenvolve-se desde o novo traçado do IC31/EN239, a nascente de Proença-a-Velha, até à Fronteira de Ponte Segura em Monfortinho, numa extensão de 35 quilómetros. As intervenções a realizar corrigirão alguma zonas no traçado da EN239, aumentando os níveis de capacidade e segurança rodoviária desta via, o que será conseguido através de:
- Harmonização do Perfil Transversal Tipo, preconizando a retificação pontual do traçado onde tecnicamente se justifique;
- Construção de uma estrada variante ao aglomerado urbano de Medelim;
- Criação de parques de estacionamento em áreas confinantes com a estrada, permitindo a paragem temporária de veículos, assegurando a desobstrução da via com condições de visibilidade;
- Reforço e adequação da sinalização, bem como dos equipamentos de guiamento, balizagem e demarcação, e colocação de novas passadeiras de peões;
- Reabilitação dos abrigos para paragens de autocarro;
- Complementar, reparar e limpar os sistemas de drenagem;
- Substituir e completar as guardas de segurança, e introduzir dispositivos de proteção a motociclistas;
- Aplicação de guarda-corpos para a proteção de peões;
- Trabalhos de integração paisagística, limpeza e revestimento de taludes.
Este concurso visa a contratação do desenvolvimento do Projeto de Execução e tem um preço base de 1,8 milhões de euros. Decorre agora a fase de entrega de propostas.