Projeto de quadruplicação da Linha de Cintura

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Os trabalhos serão realizados entre Roma/Areeiro e Braço de Prata. No mesmo âmbito será modernizada a Linha do Norte, entre Braço de Prata e Sacavém. Trata-se de um investimento integrado no PNI2030.

Foi publicado em Diário da República, no dia 4 de outubro, um Concurso Público Internacional para a contratação do Projeto e do Estudo de Impacte Ambiental para Quadruplicação da Linha de Cintura - Roma/Areeiro - Braço de Prata, e para a Modernização da Linha do Norte - Braço de Prata - Sacavém.

Desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Investimentos (PNI2030), este investimento pretende aumentar a capacidade operacional do sistema ferroviário, melhorando as condições de mobilidade, permitindo assegurar mais rapidez e maior número de comboios ao dispor dos milhares de passageiros que utilizam o transporte ferroviário nas suas deslocações diárias dentro da Área Metropolitana de Lisboa. 

O Projeto envolve a execução de intervenções numa extensão total de cerca de 15,5 quilómetros e engloba:

•    A quadruplicação da Linha de Cintura, entre as Estações de Roma/Areeiro e de Braço de Prata ;
•    A modernização da Linha do Norte entre as Estações de Braço de Prata e de Sacavém, incluindo a reformulação integral do diagrama de via da Estação do Oriente, com inserção de mais três vias;
•    Construção de novas Estações em Chelas/Olaias, em Braço de Prata e do novo Apeadeiro de Marvila, adequadas aos novos serviços ferroviários e que asseguram melhores condições de segurança, conforto e acesso aos utilizadores. A Estação em Chelas será dotada de uma interface com a Estação de Metro das Olaias;
•    Criação de seis novas Obras Arte Ferroviárias (três Pontes, um Viaduto e dois Túneis); 
•    Substituição integral dos sistemas de catenária na Linha de Cintura e na Linha do Norte; 
•    Construção das infraestruturas de suporte à componente de Sinalização e Telecomunicações.

Estas intervenções permitirão o aumento do número de comboios nas Linhas de Cintura, do Norte e de Sintra, em particular dos suburbanos, regionais e de longo curso. A concretização destes investimentos visa criar condições para a implementação de novos serviços de Alta Velocidade entre Lisboa-Oriente e Porto Campanhã.

O concurso público tem um preço base de 9,4 milhões de euros e decorre atualmente a fase de entrega de propostas.