Presidente e Vice-Presidente da IP reúnem com dirigentes e técnicos em Rio Maior, na empreitada de beneficiação do IC2

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  • Visita à empreitada de beneficiação do IC2
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Reposição das condições de segurança de circulação no IC2, através da reabilitação estrutural e funcional do pavimento.

O Presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, e a Vice-Presidente, Maria Amália Almeida, estiveram presentes no dia de hoje, 3 de fevereiro, numa Reunião de Dirigentes e Técnicos da IP, realizada no local das obras em curso em Rio Maior, integradas na Empreitada de Beneficiação do IC2/EN1, entre Asseiceira e Freires, tendo em vista a observação dos trabalhos em curso naquela importante via da região centro. Estiveram igualmente presentes técnicos e membros do Conselho de Administração da empresa JJR Construções, à qual a empreitada está adjudicada.

O objetivo da empreitada  integra a reposição das condições de segurança de circulação, através da reabilitação estrutural e funcional do pavimento, bem como a substituição de cinco entroncamentos e cruzamentos por rotundas. Será também reforçado o sistema de drenagem, substituída a sinalização, e reforçada a iluminação pública das novas rotundas, o que aumentará significativamente a fluidez e a segurança do trânsito nestes locais.

Durante a visita foram observados os trabalhos de pavimentação, em particular trabalhos nas estruturas de pavimento rígido, tipologia de pavimentos que constituem 1% da rede nacional a cargo da IP. Os trabalhos decorrem de uma alteração à solução de pavimentação preconizada em projeto, face à evolução e atual estado de degradação das lajes de betão, cuja implementação acarretaria elevados custos sem garantia do seu desempenho na vida útil do pavimento.

A alteração consiste em modificar a tipologia de pavimento rígido para pavimento semirrígido de estrutura inversa, garantindo um comportamento homogéneo em toda a área e um excelente desempenho na sua vida útil, incluindo soluções de construção sustentáveis e resilientes. Nesta solução será efetuado o aproveitamento integral das estruturas existentes, da camada de sub-base em agregado britado com cimento e uma valorização dos resíduos, provenientes das lajes de betão, com a sua a incorporação na camada subjacente às camadas em misturas betuminosas. Os resíduos restantes das lajes seguem um processo de certificação para contribuir para a Circularidade na Construção.

Dada a escassez de normativos nacionais para a utilização de RCD (Resíduos de Construção e Demolição) em estradas de elevado tráfego, a IP irá proceder, com a colaboração da Universidade de Coimbra e o Instituto Superior Técnico, a ensaios com defletómetro de impacto de forma a analisar o seu comportamento e contribuir para a sua utilização em projetos e empreitadas futuras, tentando desta forma contribuir para uma reutilização racional de materiais já incorporados nas vias da rede nacional, com ganhos significativos em termos ambientais.