Presidente da IP eleito Vice-Presidente da Associação EIM

Internacional
Eventos
Ferrovia
  • Presidente da IP eleito Vice-Presidente da Associação EIM

Esta nomeação reflete o reconhecimento da excelência operacional promovida pela IP.

A Associação European Rail Infrastructure Managers (EIM), realizou a sua Assembleia-Geral, no dia 30 de novembro de 2023, no decorrer da qual elegeu o Presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, como Vice-Presidente.

A EIM, fundada em 2002, na sequência da liberalização do mercado ferroviário da União Europeia (UE), tem como objetivo promover os interesses de todos os gestores de infraestruturas ferroviárias na UE e no Espaço Económico Europeu (EEE).

A associação desempenha um papel crucial no apoio à definição das prioridades da Comissão Europeia (CE) para o desenvolvimento do setor ferroviário, trabalhando em conjunto com as entidades da CE responsáveis por esta matéria, como a Agência Ferroviária Europeia (ERA na sigla em inglês), e no apoio aos seus membros, através da partilha de experiências.

Atualmente, a EIM está empenhada em apoiar a implementação das grandes linhas estratégicas definidas pela CE para o setor ferroviário, designadamente: sustentabilidade do setor; multimodalidade e igualdade de condições de concorrência entre modos de transporte; diálogo entre a CE e gestores de infraestruturas ferroviárias (PRIME); planeamento, construção, tarifação e atribuição de capacidade coordenada; financiamento para aumentar a capacidade da infraestrutura física e digital.

A EIM é composta por 16 entidades gestoras de infraestruturas europeias. Atualmente, a Associação é liderada pela Presidente da entidade gestora espanhola (ADIF), e tem como Vice-presidentes, além do Presidente da IP, executivos das entidades gestoras dos Países Baixos (ProRail) e França (SNCF Réseau).

A nomeação da IP reflete o reconhecimento da excelência operacional promovida pela IP, e o contributo ativo para as iniciativas desenvolvidas pela CE que vão moldar o futuro da mobilidade na Europa, tendo como consequência a afirmação da posição da IP como uma das entidades líderes no setor.