Obras do Metrobus condicionam circulação no Viaduto do Calhabé

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Corte da circulação rodoviária e pedonal no Viaduto do Calhabé permitirá a construção dos muros de suporte aos novos acessos do viaduto.

No âmbito do desenvolvimento dos trabalhos de construção do troço urbano Alto de São João – Portagem, do Metrobus, será necessário implementar o corte da circulação rodoviária e pedonal no Viaduto do Calhabé de modo a permitir a construção dos muros de suporte aos novos acessos do viaduto.

O corte da circulação terá início no dia 17 de junho e decorrerá até meados de agosto.

Os percursos rodoviários alternativos, definidos em coordenação com a Câmara Municipal de Coimbra, estão sinalizados no local e obedecem ao esquema que pode ser consultado na imagem acima.

Quanto à circulação pedonal dos transeuntes provenientes tanto da zona do estádio como do Bairro Norton de Matos, far-se-á pelo percurso Praça 25 de Abril - Rua do Brasil - Rua do Ultramar. Os circuitos estarão devidamente sinalizados.

Em paralelo, a zona de intervenção na Praça 25 de Abril irá alargar-se à parte central desta, para a execução da terceira fase da remodelação.

Resumidamente, esta nova intervenção compreende as seguintes atividades:

  • Continuação da remodelação total da Praça 25 de Abril, que irá futuramente ficar com um espaço mais amplo para a utilização da população;
  • Construção de nova infraestrutura de iluminação pública;
  • Reabilitação de toda a infraestrutura de drenagem da Praça;
  • Construção de muros de contenção para permitir a nova ligação do viaduto à Rua D. João III.
     

O futuro da Mobilidade na região de Coimbra já está a ser construído


A empreitada de construção do Metrobus entre o Alto de São João e a Portagem, com cerca de 5,2 km de extensão, foi consignada em novembro de 2021.

As intervenções a executar pela IP visam adaptar a infraestrutura ferroviária existente no troço urbano do ramal da Lousã, possibilitando a criação de um serviço de transporte em autocarros de alta capacidade, com tração elétrica (a baterias) em canal próprio.

Esta obra integra o projeto atualmente já execução, cofinanciado pela União Europeia através do POSEUR, de criação de um serviço de transporte moderno, seguro e confortável que fará a ligação entre Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra, numa extensão de 42 km, oferecendo uma alternativa de mobilidade eficiente e sustentável, disponível para as populações da região de Coimbra.