Parcerias

EUROC - European Rail Operating Community Consortium
Logotipo Euroc

A IP é membro do consórcio europeu EUROC, sendo este consórcio Membro Associado da Shift2Rail Joint Undertaking (S2R JU), programa específico para desenvolvimento de atividades de I&D na área ferroviária no âmbito do H2020 (2014-2020).

Numa perspetiva de acesso a financiamento comunitário para atividades de IDI, a IP, no âmbito da sua estratégia de inovação, identificou como objetivo fundamental e crítico a sua participação no programa Shift2Rail, permitindo assim garantir a continuidade dos níveis de desenvolvimento tecnológico necessários a um caminho-de-ferro moderno e conforme com os padrões europeus.

Para tal, fez parte da criação do Consórcio Europeu EUROC, promovido por dez companhias ferroviárias europeias de pequena dimensão, Gestores de Infraestruturas e Operadores Ferroviários, de 8 países diferentes, que se associaram de forma a permitir a sua participação no programa, dadas as exigentes regras de financiamento. Tal possibilitou uma intervenção coordenada em todos os Programas de Inovação, minimizando o esforço financeiro necessário, conforme as condições definidas no diploma comunitário que a instituiu - Regulamento (UE) nº 642/2014, o que permitiu integrar a referida S2R JU.

Membros da EUROC:

 

Áustria (ÖBB-Infrastruktur AG)

 

Holanda (PRORAIL B.V.)

 

Polónia (Polskie Koleje Państwowe S.A. (PKP))

 

Turquia (Türkiye Cumhuriyeti Devlet Demiryollari (TCDD))

A participação da IP no Consórcio EUROC e nos projetos de IDI, em desenvolvimento no âmbito da S2R JU, permitiu a alavancagem das capacidades e competências nacionais existentes no Sistema Científico Nacional e nas empresas de base tecnológica ligadas à ferrovia, permitindo, assim, potenciar o desenvolvimento do Conhecimento, bem como perspetivar o acesso a um mercado de soluções e produtos tecnológicos aí desenvolvidos.

O EUROC participou, desde o início do programa, em 21 projetos, nos diferentes programas de inovação do Shift2Rail, tendo a IP participado em 6 destes, no âmbito do programa de inovação IP3, dedicado á otimização de infraestruturas.

PFP - Plataforma Ferroviária Portuguesa
Logotipo PFP

A Plataforma Ferroviária Portuguesa, PFP, é uma Associação que integra os principais intervenientes do sector ferroviário nacional em ações de promoção e valorização conjunta. Fundada em 2015, é reconhecida como Cluster de Competitividade Emergente desde 2017.

Os Associados da PFP representam todas as diferentes áreas de atividade do sistema, desde Operação e utilização; a Infraestruturas e construção; Material circulante e indústria.

A PFP potencia a complementaridade dos diferentes atores: Universidades e Centros de I&D; Empresas e Estado (colaborando com o IAPMEI, AICEP, etc.).

A natureza transversal dos associados, permite à PFP abordar o sector ferroviário como um Serviço/Sistema de Mobilidade integrado de pessoas e bens, proporcionando resposta mais alargada aos diferentes desafios do setor.

Tem como missão:

 

Contribuir ativamente para o fortalecimento da cooperação entre todos os atores do setor ferroviário;

 

Desenvolver uma visão partilhada e uma estratégia comum para o planeamento da investigação e inovação ferroviária, contribuindo para a definição das políticas de desenvolvimento do sector dos transportes e do modo ferroviário em particular;

 

Atuar de forma inclusiva, transparente e em estreita colaboração com as autoridades para o sector dos transportes;

 

Promover iniciativas e projetos conjuntos de investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) e otimizar o potencial de investigação e inovação;

 

Fomentar o desenvolvimento de novos negócios na área ferroviária;

 

Contribuir decisivamente para a internacionalização do setor ferroviário português;

 

Promover o desenvolvimento de massa crítica de acordo com as complexidades e exigências dos desafios de inovação identificados.

Outras Parcerias de Colaboração

No âmbito da sua atividade de investigação, desenvolvimento e inovação a IP tem vindo a estabelecer protocolos de colaboração com as principais entidades da comunidade científica, tecnológica e academia em Portugal, de que são exemplo:

Universidades

Destaca-se ainda a representação da IP nas principais entidades internacionais do setor rodoferroviário.