Foram adjudicados os trabalhos da Empreitada de Modernização do Troço Pampilhosa - Santa Comba Dão, na Linha da Beira Alta, e de Construção da Concordância da Mealhada, pelo valor de 74,7 milhões de euros e um prazo de execução de 810 dias, prazo este que só terá início após obtenção do respetivo visto prévio do Tribunal de Contas.
A adjudicação para o Troço Pampilhosa - Santa Comba Dão (onde não está incluída a estação da Pampilhosa), além de assegurar a modernização do mesmo, integra ainda a construção de uma nova linha, denominada Concordância da Mealhada, que permitirá uma movimentação do serviço ferroviário, no sentido Norte-Sul, direta da Linha do Norte para a Linha da Beira Alta, proporcionando à rede ferroviária nacional um aumento de capacidade na sua gestão.
A obra em causa prevê a execução, entre outras, das seguintes intervenções:
Troço Pampilhosa – Santa Comba Dão
- Intervenção em 34 km de via;
- Substituição integral da superestrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1;
- Alteração do layout da estação de Mortágua para cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e otimização das condições de exploração;
- Remodelação da estação de Mortágua e apeadeiros, incluindo alteamento, alargamento e prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades;
- Construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações;
- Adaptação das instalações fixas de tração elétrica e implementação de RCT+TP;
- Reabilitação/reforço de túneis (10) e pontes (8);
- Supressão de passagens de nível (Luso e Mortágua) e construção dos respetivos desnivelamentos.
Construção da Concordância da Mealhada
- Construção de ligação direta eletrificada entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta, a norte da estação da Pampilhosa, com 3,2 km;
- Construção de Estação Técnica com linha de resguardo com 820 m entre estacas limite para funcionar como “buffer” de entrada e saída da Linha do Norte;
- Construção de Viaduto ferroviário com cerca de 1,2 km;
- Construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações e implementação de RCT+TP.
Com a conclusão das intervenções previstas no âmbito da Modernização da Linha da Beira Alta, prevê-se alcançar uma redução de mais de 120 mil tonCO2eq até 2046 e, ao mesmo tempo, aumentar em cerca de 20% o número de comboios a circular por ano e de 26% do número de toneladas/ano transportadas por esta Linha.
A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.
No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da Linha da Beira Alta) é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do norte e centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.
A “Empreitada do Troço Pampilhosa – Santa Comba Dão e Construção da Concordância da Mealhada” integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M - Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso), aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.
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