Modernização da Via e Catenária da Linha de Cascais

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  • Linha de Cascais - via e catenária

Um investimento que pretende aumentar a sustentabilidade económica e ambiental, bem como a qualidade e eficiência do serviço ferroviário, procurando incentivar a utilização do transporte público por parte de todos os que diariamente se deslocam para Lisboa.

Está a decorrer o concurso público internacional para a contratação da empreitada de Modernização da Via e Catenária da Linha de Cascais - concurso lançado em Diário da República pela Infraestruturas de Portugal (IP) no dia 13 de dezembro.

Com um investimento estimado em 36 milhões de euros, a intervenção integra o projeto de modernização e requalificação integral da Linha de Cascais, cofinanciado pelo POSEUR no âmbito do Portugal 2020, e pretende aumentar a sustentabilidade económica e ambiental, bem como a eficiência do serviço ferroviário, de modo a incentivar a utilização do transporte público por parte dos milhares de pessoas que diariamente se deslocam para Lisboa.

No âmbito da empreitada denominada “Linha de Cascais - Via e Catenária” está prevista a migração do atual sistema de eletrificação - de 1500 V para 25 kV -, o que permite harmonizar as condições de exploração desta linha com o resto da Rede Ferroviária Nacional e reduzir anualmente em mais de 1 milhão de euros os custos de energia suportados pela CP – Comboios de Portugal com a operação do serviço.

Nesta empreitada estão ainda previstas várias outras intervenções, destacando-se:

  • Implementação de sete novas diagonais de contravia;
  • Alterações de layout nas Estações de Oeiras e Cascais;
  • Criação de uma nova ligação ao Parque de Material de Carcavelos.

O investimento na Modernização da Linha de Cascais tem como principais objetivos promover serviços de transporte mais eficientes de modo a reduzir o consumo de energia de tração e envolve a realização de trabalhos ao nível de:

  • Catenária e Via – Concurso para a empreitada em curso;
  • Energia de Tração, incluindo construção de nova Subestação de Tração em Sete Rios - Empreitada em contratação;
  • Sinalização Eletrónica - Empreitada em curso;
  • Implementação de Sistemas de Videovigilância e Informação ao Público - Concursos em preparação;
  • Beneficiação de Estações e Apeadeiros, intervenções em Passagens de Nível (PN) e nos atravessamentos de Nível em Estação/Apeadeiro - Projeto em elaboração;
  • Supressão da PN Rodoviária de São João, última passagem de nível rodoviária ainda em funcionamento na linha de Cascais – Projeto em elaboração.

Trata-se, por isso, de um projeto de grande importância, cuja concretização, aliada à aquisição de novos comboios para os serviços suburbanos que a CP está a promover, irá reforçar e melhorar substancialmente a oferta de transporte público, potenciando o crescimento da procura e a maior sustentabilidade económico-financeira do sistema ferroviário na região de Lisboa.