Linha do Sul - IP dá início à obra de reabilitação do troço Ermidas do Sado - Grândola Norte

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O investimento na modernização da ligação ferroviária entre o Porto de Sines e a Linha do Sul é realizado no âmbito do programa Ferrovia2020 e é cofinanciado com fundos da União Europeia ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa).

A Infraestruturas de Portugal (IP) deu hoje início à empreitada de modernização do troço da Linha do Sul, entre Ermidas do Sado e Grândola Norte.

Numa cerimónia realizada esta tarde na sede da IP, no Pragal, procedeu-se à assinatura do auto de consignação, ato que marca o início do prazo contratual para a execução da obra.

A empreitada tem associado um investimento de cerca de seis milhões de euros, e será desenvolvida pelo consórcio constituído pelas empresas TECNOVIA, S.A. e SOMAFEL - Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A.

O investimento é realizado no âmbito do programa de modernização e expansão da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020 e é cofinanciado por fundos europeus ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa).

O troço da Linha do Sul entre Ermidas do Sado e Grândola Norte objeto de beneficiação tem 34,6 quilómetros de extensão. Os trabalhos a realizar envolvem a modernização da superestrutura de via nas linhas intervencionadas nas Estações Ferroviárias de Ermidas – Sado e de Canal Caveira, com a aplicação de travessas de betão polivalentes. Nas empreitadas de modernização de via que a IP tem vindo a executar, são colocadas travessas polivalentes, que permitem uma rápida migração da bitola ibérica para a bitola europeia, quando for necessário no futuro.

Será também efetuado o prolongamento de linhas nas estações de Ermidas – Sado e de Canal Caveira, por forma a permitir a circulação e cruzamento de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento, aumentando os níveis de capacidade e operação da infraestrutura e disponibilizando aos operadores ferroviários a possibilidade de transportar maior volume de mercadorias e maior número de circulações diárias.
Ainda no âmbito da empreitada será realizada a construção de uma nova passagem hidráulica em Canal Caveira.


Corredor Internacional Sul


Integrada no projeto de criação do Corredor Internacional Sul, a intervenção que agora tem início constitui a segunda fase do projeto de modernização da ligação ferroviária entre o Porto de Sines e a Linha do Sul, estando já em fase adiantada de execução a empreitada no troço entre Sines e Ermidas do Sado.

As Linhas de Sines e do Sul inserem-se no trajeto mais curto entre o Porto de Sines e Madrid. Os investimentos que estão a ser realizados irão dotar estas vias de maior capacidade operacional e segurança, aumentando a eficiência e a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias através do reforço da conexão ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal, quer a Espanha, quer ao resto da Europa.


A criação do Corredor Internacional Sul Sines/Setúbal/Lisboa-Caia, no qual se integra este troço, irá permitir alcançar os seguintes benefícios:

  • Reforço da coesão económica e social no território nacional;
  • Melhoria da mobilidade através da redução de tempos de percurso e a oferta de novos serviços;
  • Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
  • Redução de emissões de Gases com efeito estufa 
  • Reforço das ligações a Espanha e resto da Europa;
  • Mais segurança.

Os investimentos para a Modernização da Ligação Ferroviária entre Sines e a Linha do Sul integram a Ação 2016-PT-TMC-0065-M | Ligação Ferroviária Sines/Elvas (Espanha): Troço Sines-Ermidas-Grândola, aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

 

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